Alpine confirma sete elétricos até 2030

Teaser dos 7 elétricos da Alpine

Além disso, na Fórmula 1, a marca francesa contará com um investimento na ordem dos 233 milhões de euros.

A Alpine quer alterar o estatuto atual de marca de nicho para um “player” global na era da eletrificação. Para o efeito, confirmou o lançamento de sete modelos “zero emissões” até 2030 e anunciou que contará com o investimento de 233 milhões de euros na equipa da Fórmula 1 por via do Maximum Effort Investments, liderado pelo ator Ryan Reynolds.

Os planos da marca francesa contemplam começar a lançar estes modelos elétricos em 2024. Outro passo importante com vista à expansão da Alpine será dado em 2027 com a entrada no mercado norte-americano.

O primeiro dos sete modelos será o A290, um modelo segmento B feito com base no Renault 5. Seguir-se-á um Crossover GT do segmento C um ano depois e está também confirmado o A110 elétrico para 2027 (que também contará com uma variante roadster). Até ao final da década está igualmente previsto o A310, um coupé de quatro lugares feito com base no já referido A110, que evoluirá a partir da mesma plataforma Alpine Performance Platform (APP) do novo A110 EV. Os últimos dois serão modelos do segmento D e E a lançar entre 2028 e 2029, provavelmente SUV para concorrer com o Porsche Macan e Cayenne, respetivamente, que poderão evoluir a partir de uma plataforma da Lotus.

A Alpine confirmou também que está a desenvolver tecnologia alternativa à 100% elétrica para os seus modelos de estrada, nomeadamente o uso de hidrogénio como combustível. Esta solução poderá vir a ser utilizada num hipercarro.

Deixe um comentário

*