Dacia poderá produzir concorrente do Citroën Ami

Render do protótipo do quadriciclo da Dacia

Quadriciclo elétrico de dois lugares poderá ser uma aposta de mobilidade urbana.

A Dacia poderá avançar com um quadriciclo elétrico ao estilo do Citroën Ami. A confirmar-se, este modelo (na imagem um “render” digital da Autocar), de nome ainda desconhecido, representará a entrada da marca romena numa nova franja de mercado em crescimento, a da mobilidade urbana partilhada. Este elétrico de dois lugares pretende também capitalizar o sucesso comercial do Spring, um citadino produzido na China que se tornou rapidamente num dos elétricos mais bem-sucedidos na Europa.

Segundo David Durand, o designer da Dacia, em entrevista à Autocar, andar de transportes ou em veículos de duas rodas, como as bicicletas, não é a solução ideal de mobilidade para o centro da cidade. Como tal, há mercado para um pequeno elétrico, barato e leve, despojado de equipamento como o ar condicionado, infotainment, ajudas à condução de última geração e direção assistida. O visual deste “mini” Dacia poderá evoluir a partir do Manifesto, um protótipo buggy off-road, mostrado no ano passado. Este conta com o smartphone a fazer a vez do infotainment, tem revestimentos laváveis, painéis da carroçaria fáceis de substituir e um conjunto de faróis simples. Ao que tudo indica, para a concretização deste quadriciclo, a Dacia poderá optar pela plataforma CMF-AEV, a mesma do Spring, dedicada apenas a elétricos. Para o efeito, poderá vir a ser necessário encolher esta plataforma.

Seja como for, o grupo Renault já tem vindo a dar pistas que quer apostar em modelos deste tipo desde o Twizy. Mais recentemente, para mostrar soluções de veículos para a cidade, sobretudo focados no “car sharing”, mostrou um protótipo da recém-criada marca Mobilize. Como tal, é lógico a Dacia possa ter um modelo equivalente, com estas caraterísticas.

Deixe um comentário

*