Eccentrica é uma reinterpretação do Lamborghini Diablo

Lamborghini Diablo Restomod Eccentrica

Restomod produzido em São Marino combina minimalismo com tecnologia moderna.

Foi revelado esta semana em Milão, em Itália, o Eccentrica, um protótipo feito com base no Lamborghini Diablo da década de 1990. A iniciativa é do empresário de São Marino e colecionador de modelos da Lamborghini, Emanuel Colombini, que para o efeito recorreu aos serviços de design da BorromeodeSilva e a uma equipa de engenheiros e restante apoio técnico para desenvolver este restomod, que contou ainda com a participação dos pneus da Pirelli, travões da Brembo, sistema de som da Marantz, escape da Capristo e bancos da Alcantara.

Feito com base num Diablo da primeira série, o objetivo do Eccentrica é manter a essência do modelo original (que esteve em produção entre 1990 e 2001), embora proporcionando uma experiência de condução mais moderna, através de novos apontamentos estéticos e tecnológicos. A silhueta é a mesma, sendo o conjunto um resultado de material compósito e um chassis tubular em aço reforçado. Em concreto, o design do Eccentrica foi inspirado no Diablo GTR, embora mantendo apenas o para-brisas do modelo original. Todos os outros componentes foram substituídos por componentes desenhados de raiz com ajuda de impressão 3D. Já o interior é uma mistura do minimalismo do supercarro original e tecnologia moderna, com instrumentação a replicar os pixéis. Para arrancar com o carro, é preciso rodar os interruptores atrás da alavanca de velocidades para a ignição e as bombas de combustível e, finalmente, premir o botão de arranque. Segundo a start-up esta é uma homenagem a filmes como “Top Gun”. Por sua vez, o motor é uma versão modernizada do V12 original. Graças a novas peças, o motor passa a debitar 550 cv e 600 Nm, conseguindo acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 335 km/h. Para a ocasião foi criado um escape com um som específico.

Recorde-se que o Diablo teve 2884 unidades produzidas, utilizando um motor V12 com 5.7 e 6.0 de cilindrada, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades. Anunciava 0-100 km/h em menos de 4,5 segundos e uma velocidade máxima de 328 km/h.

O Eccentrica será mostrado no Festival de Goodwood (que se realizará entre 13 e 16 de julho) juntamente com outros modelos da Lamborghini, seguindo-se depois uma passagem pela Monterey Car Week. O objetivo é aferir do interesse no projeto que dará origem a 19 exemplares ao todo – sendo possível personalizar cada um deles.

Deixe um comentário

*