Hyundai Ioniq 5 N tem 650 cv

Hyundai Ioniq 5 N

Versão desportiva do crossover elétrico conta com uma caixa que simula oito relações.

A Hyundai mostrou hoje no Festival de Velocidade de Goodwood o Ioniq 5 N. Trata-se do primeiro desportivo da divisão N, neste caso sob a forma de uma versão de topo do crossover Ioniq 5, cujo lançamento está previsto para o decurso do próximo ano. Este modelo munido de dois motores elétricos debita um total de 600 cv/448 kW e 740 Nm, sendo que é possível desbloquear 650 cv/478 kW e 770 Nm por via da função N Grin Boost, durante 10 segundos – podendo atingir 21.000 rpm. Este modelo de tração integral e equipado com um inversor de duas fases (que permite maior eficiência energética face à versão convencional) anuncia 0-100 km/h em 3,5 segundos (3,4 seg. com o N Grin Boost acionado) e uma velocidade máxima limitada a 260 km/h. A marca sul-coreana recorreu a uma bateria de 84 kWh de capacidade e a um sistema elétrico de 800V que possibilita efetuar carregamentos rápidos, permitindo encher de 10 a 80% da bateria em 18 minutos. A autonomia não foi anunciada.

É possível otimizar a performance da bateria através da função N Battery Pre-conditioning, que tem os modos Drag (que oferece toda a potência disponível por um curto período) e Track (que baixa a temperatura da bateria de modo a possibilitar efetuar mais voltas em pista). Já a função N Race tem duas opções que possibilitam ainda controlar melhor a utilização da energia: o Endurance (que maximiza a autonomia em pista, limitando que se atinja a potência máxima) e o Sprint (que, basicamente, faz o oposto do interior – “metendo toda a carne no assador”. Por fim, a função N Launch Control permite calibrar três modos do funcionamento do controlo de tração, ajudando em arranques mais rápidos.

O primeiro N elétrico traz jantes maiores, uma suspensão com uma afinação específica, detalhes aerodinâmicos próprios e um sistema de travagem regenerativa atualizado – tudo fatores que contribuem para um aumento do peso geral (não revelado pela Hyundai). Outro sistema novo é o N Brake Regen apoiada na regeneração, com o apoio do sistema mecânico, sempre que necessário, nomeadamente em utilização em pista. O sistema de travagem regenerativo possibilita até 0,6 G de força de desaceleração em condições normais e até 0,2 G quando o ABS é ativado. Em complemento existem discos de 400 mm e pinças de quatro êmbolos à frente, além de discos de 360 mm e pinça de um pistão atrás. Os travões são feitos a partir de um novo material híbrido, o que segundo a marca permite maior robustez. A Hyundai incluiu ainda um N Pedal com um software que permite aumentar a força da travagem regenerativa, de modo a criar uma transferência de peso que melhora a capacidade a curvar e, assim, virar de forma instantânea. Outro truque na manga é o N Drift Optimizer, um sistema que possibilita fazer drift. Para ajudar existe a função Torque Kick Drift, que simula a função de “kick down”, normalmente útil para este tipo de manobras num modelo de tração traseira. Outra função é o N Torque Distribution, com 11 níveis de ajuste, complementado por um diferencial autoblocante eletrónico. A veia desportiva deste N eletrificado é ainda potenciada pelas funções N e-shift (que simula as passagens de uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades de acordo com o binário) e N Active Sound + (que traz a sonoridade Ignition a similar um motor 2.0 turbo de outros modelos N; Evolution inspirado no RN22e; e Supersonic que traz replica o som de um avião a jato twin-engine).

O Ioniq 5 N é 40 mm mais largo e 80 mm mais comprido face ao modelo convencional. Além disso, tem uma suspensão 20 mm mais baixa. O N traz um lábio dianteiro mais baixo, entradas de ar ativas e uma grelha funcional com cortina. Este modelo dispõe de detalhes em preto na carroçaria com N-exclusive Luminous Orange no para-choques, saias laterais e difusor traseiro. Em complemento, há jantes forjadas em alumínio de 21 polegadas e pneus Pirelli P-Zero específicos.

Por dentro, realce para o volante N redesenhado, que traz os botões Drive Mode Select, N Grin Boost e dois N Custom (personalizáveis), além de patilhas para as funções e-shift e N Pedal. Para melhorar o conforto a bordo há uma proteção para o joelho, um reforço da consola central e um apoio de braço deslizante. Além disso, os bancos surgem numa posição 2 cm mais baixa, disponível com um padrão “pixel” e opção de revestimento em couro e tecido ou em Alcantara e couro.

O Ioniq 5 N pode ser encomendado em 10 core, duas delas exclusivas para este modelo (n Performance Blue Matte e N Performance Blue). O interior está disponível apenas em preto com apontamentos em Performance Blue.

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