Ford Fiesta poderá regressar como elétrico de base VW

Ford Fiesta

Apesar de um carro com as caraterísticas do histórico utilitário não ser prioritário, o possível alargamento da parceria entre as duas marcas abre espaço para um Fiesta “zero emissões”.

O Ford Fiesta deixou de ser produzido na semana passada, após 47 anos no mercado (que equivaleram a sete gerações). O seu substituto na fábrica de Colónia (na Alemanha) será um modelo com caraterísticas diferentes, com maior margem de lucro: o Explorer, o segundo SUV elétrico da marca (a lançar em 2024), que evoluirá a partir da plataforma MEB do grupo VW. Contudo, segundo o responsável da Ford na Europa, o possível alargamento da parceria entre a marca da Oval Azul e a Volkswagen – cujo resultado mais próximo poderá vir a ser a aposta noutro SUV elétrico, potencialmente chamado Capri – permite que ainda seja possível fazer um Fiesta elétrico, de base VW.

Ouvido pela Automotive News Europe, Martin Sander confirmou que o utilitário poderá regressar com motor 100% elétrico, embora um carro desse formato não seja uma prioridade imediata. A confirmar-se este novo Fiesta EV evoluirá a partir da MEB Entry, a base próximos modelos elétricos de acesso do grupo germânico (cujo primeiro modelo de produção será feito a partir do ID 2all concept, de dimensões entre um Polo e um Golf), previsto para 2025.

Estes planos poderão mudar por completo a partir do momento, uma vez que a Ford está a desenvolver a sua própria plataforma global para modelos elétricos, que poderão vir a ser construídos em Valência (Espanha).  “A nossa prioridade é ter a nossa própria plataforma e tecnologia na Europa”, confirmou Sander.

Recorde-se que a Ford está a preparar uma versão elétrica do Puma, adaptada da variante a combustão. O mesmo já foi feito com a criação de versões “zero emissões” da Tourneo Courier e Transit Courier.

Deixe um comentário

*