Vendas de elétricos na Europa batem Diesel pela primeira vez

Motor TDI da VW

Nas vendas de junho, os híbridos autorecarregáveis também venderam mais que as propostas a gasóleo. Contudo, os modelos a gasolina continuam na frente.

As vendas do mês de junho na Europa publicadas pela ACEA revelam que a procura do Diesel continua a descer. No mês passado nos países da União Europeia, os modelos da gasóleo representaram 13,4% das vendas, quando no ano passado em igual período equivaleram a 17,4%. Mais importante do que essa quebra, os Diesel foram pela primeira vez ultrapassados pelos modelos elétricos, que registaram 15,1% do mercado em vez dos 10,7 alcançados há precisamente um ano. Mas não foi apenas para os “zero emissões” que os Diesel saíram a perder, uma vez que os modelos híbridos autorecarregáveis equivaleram a 24,3% das vendas, enquanto os híbridos plug-in quedaram-se pelos 7,9% (uma quebra face aos 8,2% de junho de 2022).

As estatísticas da ACEA mostram ainda que a gasolina continua claramente a reinar, com 36,3%, o equivalente a mais de um terço das vendas – graças a 379.067 carros vendidos. Este resultado representa uma subida de 11% face a igual período do ano transato.

Uma nota importante é o facto de, apesar da quebra gradual dos números dos Diesel, as vendas dos modelos a gasóleo terem crescido 10,3% na Alemanha, assim como noutros mercados da Europa Central. A Roménia é o país com o maior crescimento a nível percentual dos Diesel com mais 22,4% registados em junho de 2023 face a igual período do ano anterior.

No total de vendas acumuladas, nos primeiros seis meses do ano na Europa houve um aumento de 17,9%, para um total de 5,4 milhões de unidades. Ainda assim, esses valores são 21% mais baixos face a igual período de 2019, antes da pandemia de Covid-19.

Deixe um comentário

*