Utilitário elétrico terá linhas influenciadas pelo protótipo Oli.
A Citroën publicou uma imagem teaser do ë-C3, um utilitário elétrico que será revelado na Europa em outubro e lançado no primeiro trimestre de 2024. Esta imagem, revelada durante a apresentação dos resultados financeiros da Stellantis referentes à primeira metade deste ano, confirma que esta nova proposta “zero emissões” tem faróis muito parecidos aos do protótipo Oli de 2022. Contudo, a silhueta, o formato dos espelhos e a altura ao solo generosa, aproximam o novo ë-C3 do C3 já disponível na Índia e na América do Sul. No geral, espera-se que este ë-C3 seja um hatchback com “look” de crossover, com linhas modernas. Realce ainda para o facto de este novo ë-C3 ser o primeiro modelo de produção a envergar o emblema da Citroën, neste caso iluminado.
Mais importante do que isso é o facto de Thierry Koskas, o responsável máximo da Citroën, ter confirmado em entrevista à Automotive News, que este novo ë-C3 terá um preço de acesso abaixo dos 25 mil euros, equiparando-se aos futuros concorrentes do mesmo segmento Renault 5 e VW ID.2, a lançar em 2024 e 2025, respetivamente. Isto coloca o novo ë-C3 como o elétrico mais barato da gama atual da marca francesa, isto se excluirmos o quadriciclo Ami. Carlos Tavares, o CEO da Stellantis, adiantou à L’Argus que o novo ë-C3 terá um sistema de aluguer mensal de 100 euros em França.
Este ë-C3 contará com um motor de 82 cv ou 109 cv, com baterias de 40 ou 50 kWh fornecidas pelos chineses da Svolt, que prometem uma autonomia acima dos 300 km.
O ë-C3 (nas restantes imagens “renders” digitais da Autoweek.nl e da Carscoops) evoluirá a partir da plataforma CMP. Isto implica que, além da versão elétrica, este novo C3 terá variantes térmicas com um motor 1.2 de três cilindros turbo “mild hybrid”.