Porsche estreia 911 S/T com 525 cv

Porsche 911 S/T

O mais leve dos 992 está disponível em exclusivo com caixa manual.

A Porsche desvendou o 911 S/T, uma edição especial que estreará ao público durante o Rennsport Reunion 7 que arrancará a 28 de setembro. As primeiras entregas serão na primavera de 2024. Com 1380 kg, o S/T é o mais leve dos 911 da geração 992 – num conceito especialmente apontado para os mais “puristas” que começou com o 911 S de competição em 1969. A Porsche vai produzir apenas 1963 unidades deste modelo de caixa manual que serve para assinalar os 60 anos do 911. Já disponível para encomenda, o S/T começa nos 372.048 euros.

O 911 S/T é, na prática, um GT3 Touring feito com base num GT3 RS, destinando-se sobretudo ao prazer de condução. Contudo, em vez de contar com a caixa de dupla embraiagem de sete velocidades do GT3 RS, este S/T traz uma caixa manual de seis velocidades – tornando-se no modelo com três pedais mais potente de sempre da Porsche graças aos 525 cv debitados do motor 4.0 de seis cilindros boxer naturalmente aspirado. Para o efeito, a marca de Zuffenhausen apostou num modelo com passagens de caixa mais curtas, com a ajuda de uma embraiagem específica. Em virtude da utilização de um novo volante bimassa conseguiu poupar 10,5 kg. Esta especificação possibilita melhorar a capacidade de resposta, segundo o fabricante. Outras medidas para poupar peso incluem a remoção do sistema de quatro rodas direcionais e a utilização de matérias mais leves, nomeadamente o capot, para-lamas, portas, tejadilho e barra antiaproximação do eixo traseiro em plástico reforçado a fibra e carbono. Isto permitiu ter um modelo 45 kg mais leve face ao 718 Cayman GT4 RS e 70 kg comparativamente com o 911 GT3 RS. A isso juntou jantes em magnésio mais leves (de 20 polegadas à frente e de 21 polegadas atrás) e uma bateria de iões de lítio.

O 911 S/T anuncia 0-100 km/h em 3,7 segundos, mais 0,5 segundos em relação ao GT3 RS, além de uma velocidade máxima de 300 km/h. Esta perda deve-se ao facto de o S/T não ter a asa traseira “pescoço de ganço” do GT3 RS. Em vez disso, o S/T dispõe de um spoiler extensível ativo de modo a aumentar a “downforce” e entradas de ar sobredimensionadas na dianteira. A acompanhar, o S/T traz um escape desportivo mais leve, que pretende torna-lo um pouco mais civilizado face ao 911 GT3 RS, mais propenso para ser utilizado em circuito.

Por dentro, o S/T é muito similar ao RS, prescindindo também do material de insonorização, utilizando vidros mais leves e uma roll-cage em plástico reforçado a fibra de carbono. O toque mais retro é dado por via dos bacquets em plástico reforçado a fibra de carbono revestidas em couro e tecido, acompanhadas de um forro do tejadilho em microfibra perfurada. Em opção existem uns bancos Sports Seats Plus, com quatro níveis de ajuste. Neste modelo, os logos do 911 na dianteira, no volante, jantes e encostos de cabeça, bem como o logo S/T na traseira, têm um acabamento dourado.

Em complemento, existe um Heritage Design Package, que contempla a decoração exterior e pintura azul metalizada do 911 S de competição da década de 1960. Este pack custa 18.093 euros.

Quem comprar este 911 S/T pode optar por um relógio Porsche Design a condizer, igualmente limitado a 1963 cópias, cujo preço é de 12.352 euros.

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