Fisker estreia Pear, Alaska e Ronin

Quatro novidades da Fisker

São eles um hatchback “barato”, a pick-up “zero emissões” mais leve do mundo e um desportivo com mais de 1000 cv. Serão lançados até 2026.

A Fisker decidiu apresentar quatro modelos de uma só vez. O fabricante de carros elétricos, que neste momento tem apenas à venda o SUV Ocean, teve como centro das atenções o modelo de referência Ronin, um grand tourer. A ele juntou o hatchback compacto Pear, mais generalista, a pick-up Alaska e um pack aventureiro do Ocean chamado Force E. Aproveitando a ocasião, a Fisker desvendou ainda um supercomputador que estreará no Pear. Todos os modelos já estão disponíveis para pré-encomenda.

O PEAR (acrónimo de Personal Electric Automotive Revolution) terá um preço a arrancar nos 20 450 euros (com incentivos fiscais) nos EUA. Feito com base na plataforma SLV1, este modelo compacto produzido nos “states” pretende ser o simples, versátil e espaçoso. Equipado com dois motores (um por eixo) terá um alcance a rondar os 480 km. Este modelo urbano, destinado a nómadas digitais, terá versões de cinco e de seis lugares (com três lugares à frente).Tem lançamento previsto para meados de 2025. O objetivo é vender 1 milhão de unidades por ano.

Por sua vez, o Ronin, um descapotável elétrico de quatro portas, tem um hard-top em fibra de carbono e espaço para cinco ocupantes. Este modelo de produção limitada, cuja silhueta remete para o Fisker Karma (de 2012), será um concorrente do Tesla Roadster. Com uma estrutura de bateria encaixada no chassis, o Ronin promete uma autonomia até 965 km. Este modelo de tração integral contará com um sistema propulsor formado por três motores e debitará mais de 1000 cv, prometendo cumprir 0-100 km/h em 2 segundos. Chega ao mercado norte-americano no final de 2025.

Já o Alaska é uma pick-up que pretende ser um concorrente de propostas como a Ford F-150 Lightning, Rivian R1T, Hummer EV e Chevrolet Silverado. De baixo peso, este modelo é feito com base na plataforma FT31, a mesma utilizada no Ocean. Conta com uma caixa de carga com 4467 mm de comprimento extensível até 9567 mm com a tampa da mala aberta. É também possível rebater os lugares posteriores desta pick-up, para ganhar espaço adicional, ligando a caixa de carga com o interior através de uma abertura especial. A autonomia será entre 370 e 550 km, sendo que a bateria de 113 kWh de capacidade e motores deverão ser os mesmos utilizados no Ocean. Esta Alaska traz o “maior porta copos do mundo” na consola central e um cabide para o “chapéu de cowboy” por cima dos bancos traseiros. O preço arrancará nos 34 615 euros (com incentivos). Chega aos EUA em dezembro de 2024.

Por fim, a Fisker revelou a versão aventureira do Ocean, a que chamou de Force E. Pintado num tom preto mate, o modelo exibido tem pneus “off-road” de 33 polegadas e jantes aerodinâmicas de 21 polegadas em alumínio, acompanhadas de para-lamas alargados e uma generosa estrutura de arrumação no tejadilho. Trata-se de um pack que pode ser encomendado para quem já é dono de um Ocean que inclui também maior altura ao solo, proteções adicionais da zona inferior da carroçaria e amortecedores específicos. Isso contribui para melhorar os ângulos de ataque e de saída. Estará disponível no primeiro trimestre do próximo ano.

Deixe um comentário

*