Ferrari F1 vencedor de Schumacher vai a leilão

Ferrari F1 de Michael Schumacher de 2002

Modelo foi utilizado abertura da temporada de 2002, na Austrália.

Um dos lendários Ferrari F1 conduzidos por Michael Schumacher vai a leilão em Monterey, nos EUA. Trata-se do F2001b com o número de chassis 215 conduzido pelo piloto alemão na temporada de 2002, que terminaria com o seu quinto título mundial (carimbado ao fim de apenas 11 corridas, a três meses do final).

Aliás, este foi o carro com que venceu o Grande Prémio da Austrália, logo na abertura dessa época – numa corrida que fica marcada pelo acidente logo na primeira curva envolvendo o seu irmão Ralf e Rubens Barrichello, o outro piloto da Ferrari da altura. Numa corrida marcada por vários acidentes, Michael caiu então para o quarto lugar, embora tenha ascendido para terceiro graças a um deslize de Juan Pablo Montoya (da Williams) depois do recomeço com safety car e pouco depois tenha subido para segundo após um pião de Jarno Trulli (da Renault). Então David Coulthard (da McLaren) partiu na frente após o segundo recomeço da corrida, mas Montoya saltou logo para primeiro. Contudo, o alemão assumiu o comando, após uma excelente manobra logo na curva 2, tendo terminado a prova com 18,6 segundos de vantagem em relação ao colombiano.

Depois do triunfo em Melbourne, Schumacher voltou a correr com este carro na Malásia, tendo partido da pole position mas terminado em terceiro, após uma polémica colisão com Montoya.

Desde essa altura, este carro serviu para testar pneus e depois disso, em 2003, passou para um colecionador privado suíço que o utilizou em pista. Voltou a mudar de mãos, para o dono atual, em 2011.

Este F2001b vem equipado com um motor V10 3.0 Tipo 050 concebido por Gilles Simon capaz de debitar perto de 900 cv e de atingir 18.500 rpm, acoplado a uma caixa sequencial de sete velocidades eletrohidráulica. Pesa apenas 600 kg.

Será leiloado pela RM Sotheby’s entre 16 e 19 de agosto. Recorde-se que no ano passado, outro Ferrari F1 de “Schumi”, de 2003, foi arrematado num leilão por 13,6 milhões de euros.

Deixe um comentário

*