Desde o Carlton que a marca britânica não lançava um modelo com este formato de carroçaria.
A Lotus vai apresentar o Emeya a 7 de setembro. Trata-se de uma berlina elétrica, que até aqui vinha sendo referida pelo nome de código Type 133. A acompanhar a confirmação da data de revelação daquele que é o terceiro modelo elétrico da marca britânica, depois do hipercarro Evija e do SUV Eletre, surgiram algumas imagens teaser.
Nestas imagens é possível ver a assinatura luminosa deste Emeya, com luzes diurnas em LED de formato afilado e atrás uma barra luminosa a unir os farolins. A berlina vem equipada com elementos de aerodinâmica ativa, juntando a isso uma suspensão pneumática, quatro rodas direcionais e um sistema ativo de controlo do rolamento da carroçaria. Para já, o interior ainda não é mostrado, mas é possível que seja similar ao do Eletre, com um enorme ecrã tátil na consola central.
Feito com base na plataforma EPA, a mesma do Eletre, o Emeya terá uma bateria igual à do SUV, com 112 kWh de capacidade. Esta deverá permitir até 644 km de alcance, além de permitir carregamentos rápidos até 420 kW – que possibilitam encher de 10 a 80% da carga em 20 minutos. Da gama deverá fazer parte uma versão base com uma configuração de dois motores (um por eixo, permitindo tração integral) a debitar na ordem dos 600 cv, além de uma versão de topo mais de 900 cv – para concorrer com propostas como o Porsche Taycan Turbo S ou o Tesla Model S Plaid. É possível que este Emeya, que será lançado no decurso do próximo ano, tenho um preço abaixo do Eletre.
O Emeya, a primeira berlina desde o Carlton, será um pilar importante na revitalização da Lotus. No ano passado a marca vendeu 576 carros, mas até agora já tem 17 mil pré-encomendas entre o Emira e o Eletre. Segundo a Autocar, depois do Emeya está prevista uma variante carrinha para 2026.