Neue Klasse abre caminho para próximos elétricos da BMW

BMW Vision Neue Klasse Concept

Protótipo do tamanho de um Série 3 traz estética minimalista, mais autonomia e um head-up display de grandes dimensões.

A BMW apresentou no Salão de Munique, na Alemanha, o Neue Klasse Concept, um modelo do tamanho do atual Série que apresenta elementos estéticos que em breve serão aplicados em modelos elétricos de produção. Seguindo um pouco do que já mostrava o i Vision Dee, este Neue carateriza-se por um “nariz de tubarão” saliente, com a grelha em duplo rim disposta na horizontal a surgir iluminada e a estender-se até ao fim do para-choques. Tudo isto é complementado por umas luzes diurnas em LED nos cantos. A marca de Munique diz que na composição da nova assinatura luminosa utilizou vários elementos impressos em 3D. Atrás, realce para o difusor em preto que confere um aspeto desportivo ao conjunto. Já as jantes são de 21 polegadas e assumem um formato similar aos modelos de competição da BMW. Os farolins, por sua vez, imitam a forma de duplo rim e dos faróis dianteiros, sendo que o logo da marca alemã surge nos vãos dianteiros e traseiros. De acordo com o fabricante, o design aqui apresentado permite aumentar a autonomia em 30% e a eficiência em 25% comparativamente com a concorrência. Em complemento, a BMW apresenta neste estudo a sexta geração da tecnologia iDrive, que promete uma densidade energética 20% superior, mais 25% de eficiência e carregamentos 30% mais rápidos. Para já, não foi anunciada a autonomia deste Neue, mas é possível que ronde os 1000 km. Estima-se que será possível carregar até 270 kW, o suficiente para obter o equivalente a 300 km de autonomia em 10 minutos.

Por dentro, o concept incorpora o mais recente sistema iDrive recorrendo uma interface projetada num ecrã tátil em forma de paralelogramo. Ainda assim, mantem o BMW Intelligent Personal Assistant ativado por voz e um volante multifunções. A grande novidade é um Panoramic Vision, um head-up display de grandes dimensões, que projeta informação a toda a largura do para-brisas e que estreará na versão de produção deste Neue Klasse. Através de gestos, o condutor e o passageiro poderão interagir com o HUD. A estética interior é minimalista e retro. Destaque para os bancos, fixos na estrutura do carro (solução que permite ganhar espaço para ter duas poltronas atrás), em bombazina amarelo mostarda – tom que também é utilizado no tablier e no forro das portas -, volante minimalista e o já referido ecrã.

O Neue Klasse, um potencial concorrente de propostas como o Tesla Model 3 ou o Hyundai Ioniq 6, chegará à produção em 2025 em Debrecen, na Hungria. As primeiras unidades serão entregues em 2026.

Deixe um comentário

*