Protótipo abre caminho para o próximo BMW Série 3

BMW i Vision Dee Concept

Apresentado no CES, o i Vision Dee conta com nova abordagem de design e tecnologia a estrear em 2025.

A BMW revelou no CES, em Las Vegas (nos EUA), o i Vision Dee concept, em jeito de antecipação do próximo Série 3. Esta berlina será feita com base na plataforma Neue Klasse, que possibilitará encaixar propulsão a combustão, híbrida plug-in e elétrica. O protótipo conta com um novo conjunto de funções digitais, nomeadamente um head-up display capaz de projetar informação a toda a largura do ecrã. Acrescenta ainda uma maior ligação entre o condutor e o carro, muito para além dos comandos por voz e os sistemas de assistência à condução, através de uma “experiência digital emocional”.

Tudo começa com a nova abordagem do design, mais minimalista, já vista também no i Vision Circular concept de 2021, que em breve será incorporada em modelos de produção. Destaque para a frente nova, totalmente fechada, com a grelha de duplo rim a ser substituída por dois painéis separados, cada integrando faróis em LED com ícones “phygital” – com os faróis a alterarem a sua forma e tamanho de acordo com a função acionada, imitindo também mensagens de boas-vindas e de despedida. Segundo a BMW, o carro terá as suas próprias expressões faciais. Já o capot do i Vision Dee recebe um veio central e de lado não tem qualquer vinco. Visto de lado, o protótipo traz vidros posicionados mais abaixo do que é normal nos atuais modelos de produção. O vidro foi concebido para exibir mensagens personalizadas, ícones digitais e um avatar a cores do condutor. O exterior inclui igualmente um tratamento “e-ink” que permite formar padrões distintos e projetar ícones em certas zonas, incluindo no pilar C (imitando o lendário elemento Hofmeister dos modelos clássicos da BMW) – ao estilo do iX concept exibido no CES do ano passado. Na traseira, realce para os dois painéis luminosos separados ao meio e que surgem integrados na tampa da mala colocada numa posição elevada. O i Vision Dee possui um capot curto, uma distância entre eixos maior e vãos curtos, deixando antever como será o aspeto das futuras berlinas da marca de Munique. Estima-se que terá cerca de 4,50 metros de comprimento.

Por dentro, o protótipo integra um novo sistema operativo que deverá ser incluído nos próximos modelos de produção. Num ambiente simplificado, destaque para o HUD mais evoluído, com o objetivo de proporcionar uma experiência de condução mais intuitiva e envolvente. Este sistema chamado Mixed Reality Slider recorre a sensores táteis integrados no tablier revestido em tecido, que permite ao condutor determinar o volume de informação a projetar.

Para já, não foram divulgadas as caraterísticas técnicas deste modelo. Sabe-se apenas que a BMW está a trabalhar numa nova tecnologia de baterias de formato cilíndrico, que prometem mais 20% de densidade energética, mais 30% de autonomia e uma velocidade de carregamento 30% superior, além de ser cerca de 20% mais leve. Nesta altura está a ser também desenvolvida a sexta geração do sistema propulsor da marca bávara, com maior eficiência e performance, diz a marca. Responsável de Efficient Dynamics da BMW, Thomas Albrecht, disse no ano passado que autonomia poderá aproximar-se dos 1000 km. Já o responsável técnico da marca, Thomas Weber, promete 48 km de autonomia por cada minuto de carregamento rápido.

Ainda este ano, a BMW apresentará um terceiro concept car em jeito de antecipação da plataforma Neue Klasse. Este será mais focado na tecnologia da bateria e do sistema propulsor.

Os primeiros modelos Neue Klasse serão construídos na nova fábrica de Debrecent, na Hungria. Um ano seguinte a produção arrancará também em Munique, na Alemanha, e no final da presente década em Spartanburg, nos EUA.

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