VW Golf 9 será totalmente elétrico e chegará em 2028

Render digital do VW Golf 9 pela Autocar

Feito com base na plataforma SSP, o novo modelo terá versão GTI e R.

A Volkswagen vai lançar a nona geração do Golf em 2028. A confirmação foi dada pelo patrão da marca de Wolfsburg, Thomas Schafer, em entrevista à Autocar durante o Salão de Munique, na Alemanha. O gestor avança que o novo modelo será 100% elétrico (mas sem ligação com a família ID) e que evoluirá a partir da plataforma SSP – cuja estreia será feita em 2026 no grupo VW. Esta base promete ser mais eficiente e mais barata em comparação com a MEB atual. A arquitetura em questão garantirá um sistema elétrico de 800V e carregamentos até 175 kW a possibilitarem encher até 80% da carga em 12 minutos (em vez dos 35 m necessários na MEB). Por sua vez, as baterias de iões de lítio serão 30% mais baratas de produzir face às atuais.

Por dentro do Golf 9, a VW apostará num novo sistema de infotainment, o MIB4, cujo software foi mostrado no novo Passat e que fará parte do novo Tiguan. Este sistema promete ser mais rápido e intuitivo, com vários elementos personalizáveis, além de incluir comandos físicos para a climatização por debaixo do ecrã.

Mais relevante é que o Golf 9 trará consigo o primeiro R elétrico produzido em série pela VW. “Os R serão feitos muito provavelmente apenas com a plataforma SSP – pois atingir esse nível de performance com a MEB+ seria um desafio, e o R precisa de tração integral”, complementou Schafer. “Todos os ICE que agora têm versões R mudarão para a SSP em 2028”, altura do lançamento do Golf R 100% elétrico. Além disso, tal como foi possível ver através do concept apresentado em Munique há poucos dias, o Golf GTI também tem continuidade assegurada na vida do novo Golf elétrico.

Antes da nona geração, durante o próximo ano, o pequeno familiar será alvo de um facelift, que terá como principal alteração um ecrã central maior, similar ao do novo Passat e que em breve surgirá no novo Tiguan. Além disso, estão de regresso os comandos físicos no volante, em substituição dos comandos hápticos.

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