Elétrico “radical” Munro traz novidades na versão de produção

Munro Series M

Series M beneficia de carregamentos mais rápidos, maior autonomia, melhor insonorização, além de acertos estéticos.

A britânica Munro deu que falar no ano passado com o protótipo MK_1, um “off-roader” elétrico focado sobretudo para ser utilizado como carro de trabalho. Agora, é a vez de ser mostrada uma versão próxima da produção que foi rebatizada com o nome Series M.

Além da mudança de designação, o modelo de todo o terreno (que quando for lançado terá uma versão SUV e outra em formato pick-up) recebeu novidades estéticas e também mecânico, após terem efetuado alguns testes com protótipos e, supostamente, motivadas após a auscultação dos potenciais clientes. As novas linhas pretendem melhorar acima de tudo a visibilidade, o sentido prático, a aerodinâmica, o arrefecimento e a eficiência. Assim, o Series M mantem a forma quadrada, embora a frente tenha sido redesenhada, conferindo-lhe um aspeto mais agressivo e menos genérico. Os faróis redondos surgem agora junto a entradas de ar, que juntamente com a grelha aberta permitem melhor arrefecimento e aprimorar a componente aerodinâmica. O capot passa a ser inclinado, enquanto os arcos das rodas assumem um aspeto mais arredondado e esculpido do que antes. A Munro inclui ainda uma nova estrutura que permite encaixar vários tipos de compartimentos de arrumação.

Por dentro, realce para a coluna de direção ajustável, volante multifunções e melhoria da componente ergonómica. A isso junta airbags, ABS, controlo de estabilidade e de tração, além de mais material de insonorização.

A bateria passou a ser “mais durável” , sendo feita de fosfato de ferro e lítio. Numa tomada rápida, consegue carregar na íntegra em meia-hora até 130 kW (em vez dos 100 kW de antes). O fabricante garante um alcance máximo de 322 km, mais 16 km face às estimativas iniciais. Foi também melhorada a eficiência térmica, utilizando uma bomba de calor para a aquecer o habitáculo. Este “off-roader” está disponível em duas versões com um só motor: a M170 com 231 cv e a M280 com 381 cv. Ambas trazem tração integral permanente.

A Munro espera começar a testar as primeiras unidades antes do fim do ano, sendo que o arranque da produção está previsto para meados de 2024. O fabricante estima que até 2027 produzirá cerca de 2500 unidades por ano.

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