Novo Skoda Kodiaq estreia versão híbrida plug-in

Skoda Kodiaq

SUV checo está maior, esteticamente mais ousado e mais tecnológico.

A Skoda apresentou a segunda geração do Kodiaq, que não só cresceu em termos de dimensões, como também é visualmente mais atrevida e tecnologicamente mais avançada face ao modelo original, sendo que a principal novidade é a inclusão de uma inédita variante híbrida plug-in na gama.

Com lançamento previsto para o início do próximo ano, o novo Kodiaq é 61 mm mais comprido atingindo um total de 4758 mm, embora mantenha a distância entre eixos nos 2971 mm. A largura, curiosamente, diminuiu em 18 mm para 1864 mm, assim como a altura em 17 mm para 1659 mm. É possível encomendar o SUV com jantes entre 17 e 20 polegadas e existem à escolha nove cores exteriores, incluindo uma nova tonalidade Bronx Gold Metallic. No topo da gama está o nível Sportline que acrescenta detalhes em preto, incluindo as barras do tejadilho, molduras das janelas, capas dos espelhos, contorno da grelha dianteira, difusor traseiro, logos e, pela primeira vez, o pilar D. Esta versão de topo tem logos específicos e jantes específicas de 19 polegadas com acabamento em antracite brilhante (havendo opção de 20” com tampas aerodinâmicas). Em termos estéticos, destaque para a barra luminosa traseira, para os faróis LED matrix (com mais 50% de elementos luminosos e mais 15% de alcance do que antes) – incluídos de série no Sportline -, que podem ser acompanhados de uma barra horizontal a percorrer a grelha.

Por dentro, realce para o punho da caixa de velocidades na coluna da direção – uma solução que liberta mais espaço entre os bancos da frente. Além disso, a marca checa optou ainda por Smart Dials na consola central, ou seja, três pequenos comandos rotativos ao estilo do Audi TT, com um ecrã de 1,25 polegadas no meio de cada um. Estes permitem ao condutor e passageiro ajustarem a temperatura ambiente, o aquecimento e ventilação dos bancos. Por sua vez, o ecrã central pode ser modificado para exibir quatro funções: volume do sistema de infotainment, velocidade da ventilação, a direção do ar e ar condicionado automático. As restantes funções estão acessíveis através do ecrã de infotainment de 10 polegadas incluído de série (de 13” em opção). O condutor tem à sua frente um painel de instrumentos digital de 10”, complementado opcionalmente por um HUD. Na versão de cinco lugares, o Kodiaq tem uma bagageira até 910 litros, sem rebater a segunda fila – mais 75 litros do que antes. Se a fila do meio for rebatida, existem 2105 litros à disposição – mais 40 litros que no antigo. Na versão para sete, o novo Kodiaq traz 340 litros na mala – mais 70 do que o original. Se prescindirmos da última fila, ficamos com 845 litros disponíveis – um aumento de 80 litros. Com as duas filas de bancos para baixo, o espaço sobe 30 litros face ao modelo antigo, estando agora 2035 litros à disposição. Além disso, o Kodiaq para sete tem mais 15 mm adicionais em altura para os ocupantes dos lugares posteriores. Este SUV acrescenta quatro tomadas USB-C com 45 kW, mais uma USB-C de 15W no espelho retrovisor interior, nove altifalantes (com opção de um sistema Canton de 14 altifalantes), carregamento por indução a 15W com função de arrefecimento para dois smartphones. Está ainda disponível a função de massagem para os bancos da frente.

A gama é composta por uma opção 1.5 TSI “mild hybrid” a gasolina com 150 cv e sistema de desativação de cilindros, um 2.0 TSI de 204 cv com tração integral, além dos Diesel 2.0 TDI de 150 e 193 cv (este último 4×4). Todos surgem acoplados a uma caixa de dupla embraiagem DSG de sete velocidades. A maior novidade é um PHEV com base num motor 1.5 TSI, para um débito total de 204 cv. Esta versão dispõe de uma bateria de 25,7 kWh a permitir um alcance em modo elétrico até 100 km. Pode carregar até 50 kW numa tomada rápida. Esta variante reduz a capacidade da mala para 745 litros (menos 165 litros no modelo de cinco lugares). Esta versão é 4×2 e com caixa DSG de seis relações.

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