VW Up diz adeus, de vez

VW Up

Citadino só terá um substituto direto em 2026, o ID.1.

A Volkswagen deixou de produzir o Up, doze anos após a sua estreia. A notícia é avançada pela Autocar, que diz que já não há mais unidades do citadino a serem produzidas em Bratislava, na Eslováquia, apesar de ainda existirem unidades disponíveis em stock nalguns países europeus.

Recorde-se que, nos últimos anos, o Up sofreu de alguns problemas de com o fornecimento de peças, o que motivou que tivesse estado indisponível durante algum tempo. Contudo, a forte procura levou ao seu regresso.

O sucessor do modelo de acesso à gama da VW só deverá surgir em 2026, altura em que está previsto o lançamento do elétrico ID.1 – um SUV elétrico do segmento A que custará abaixo dos 20 mil euros nos principais mercados europeus. Com a saída de cena do Up, o carro mais barato da marca alemã passará a ser, para já, o utilitário Polo.

O Up surgiu em 2011 como sucessor do Fox, tendo tido um facelift em 2016. Teve uma versão elétrica e-Up em 2014, que foi renovada em 2019 – recebendo nessa altura uma bateria maior. O topo de gama do Up era o GTi de 115 cv extraídos de um motor 1.0 TSI de três cilindros turbo acoplado a uma caixa manual de seis velocidades. Pelo meio também existiu o “radical” Cross Up e uma variante movida a gás natural. O Up tinha dois “irmãos” no grupo VW, o Skoda Citigo e o Seat Mii – ambos retirados em 2020.

Deixe um comentário

*