Nissan revela Z inspirado no Datsun 240Z de ralis

Nissan Safari Rally Z Tribute

Nipónicos também levarão ao SEMA uma réplica do carro que venceu o East African Safari Rally em 1971 e 1973.

O Datsun 240Z foi o vencedor das edições de 1971 e de 1973 do East African Safari Rally. E em jeito de tributo a este carro, a Nissan pegou no moderno Z e “vestiu-o” de forma semelhante ao clássico de ralis. O carro estará em exposição na edição deste ano do SEMA, juntamente com uma réplica do modelo original.

O autor da transformação do Z no Safari Rally Z Tribute inspirado na máquina vencedora de 1971 é a Tommy Pike Customs. Na recriação, destaque para a carroçaria em vermelho escuro e para o capot preto, além das luzes adicionais na zona inferior do para-choques, no capot e na base dos pilares A. A juntar a isso, há uma pequena proteção tubular e uma placa protetora na frente. Por dentro, este modelo de inspiração retro possui bacquets Recaro Pole Position e cintos de segurança com quatro apoios. Do lado do passageiro, realce para o mapa do percurso do East African Rally e para os cronómetros da época. Este Z especial dispõe de uma suspensão KW Safari que aumenta a altura ao solo em 5 cm. Realce ainda para os novos elementos ajustáveis da suspensão. O “one-off” inclui ainda jantes de 17 polegadas e pneus com 19 cm de largura da Yokohama Geolandar M/T G003. O motor V6 3.0 biturbo recebeu uma reprogramação da AMS, a debitar mais do que os 405 cv do modelo de fábrica. Para o efeito, apostou nalguns elementos da divisão desportiva Nismo, nomeadamente a embraiagem de dois discos, o volante-motor, o permutador de calor, depósito de expansão do líquido de refrigeração, admissão de ar frio, cobertura do motor em fibra de carbono e escape “cat-back”.

A juntar ao Z de inspiração retro, será mostrada uma réplica do Datsun 240Z original – conduzido na época por Edgar Hermann e com o navegador Hans Schuller. Este foi emprestado por um colecionador que o construiu em 2013. Este carro até foi mostrado recentemente num anúncio da Nissan.

Deixe um comentário

*