Nissan Z tem motor V6 biturbo com 405 cv

Nissan Z Coupé

Novo coupé de uma linhagem de sete gerações tem inspiração retro, mas traz tecnologia moderna.

A Nissan revelou a versão de produção do Z Coupé, o sucessor do 370Z. Este que é o sétimo membro de uma linhagem de desportivos da marca nipónica não tem lançamento previsto na Europa. Tal como sucedeu com o antecessor, o novo Z traz um motor V6. Contudo, em vez de um V6 3.7 atmosférico a aposta recai num V6 3.0 biturbo – o mesmo do Infiniti Q60 coupé – a debitar 405 cv e 475 Nm às 5600 rpm (mais 30% do que o modelo anterior). Isto equivale a mais 50 cv que o 370Z Nismo. A potência do novo modelo é enviada para as rodas traseiras através de uma caixa manual de seis velocidades, havendo opção de caixa automática de nove relações.

O Z estará disponível em duas versões: Sport e Performance. Este último, quando combinado com caixa manual, recebe a função Launch Control. Todos os Z automáticos têm esse sistema. A versão manual traz um eixo de transmissão em fibra de carbono e função “rev matching” (que possibilita reduções de caixa mais rápidas). Os modelos automáticos possuem os modos Standard e Sport (sendo que este último aumenta o som do escape). Além do mais, o Performance vem munido de um diferencial antideslizamento mecânico. Este concorrente do Toyota GR Supra traz novos amortecedores à frente e atrás de maior diâmetro, cujas molas permitem reduzir em 20% a força de amortecimento de modo a minimizar o impacto em piso mais degradado. A suspensão de triângulos sobrepostos em alumínio conta com uma nova geometria e o aumento da rigidez da carroçaria e a direção elétrica permite aumentar a capacidade de aderência em curva 13% superior comparativamente com o antecessor. O Z vem equipado com jantes de 19 polegadas e pneus de medida 255/40 à frente e 275/35 atrás, acompanhado de pinças de travão em alumínio de quatro êmbolos à frente e de dois atrás.

Por fora, a versão Performance destaca-se pelo spoiler traseiro e pelo para-choques modificado. Visualmente, a coupé evolui a partir do concept Z Proto, tendo registados poucas alterações, incluindo a grelha quadrada – afirmando-se pelas linhas musculadas e pela silhueta que presta homenagem ao Z original. Já os faróis redondos com LED diurnos remetem para o Fairlady 240ZG da década de 1970. No exterior estão à disposição três cores ou seis esquemas bicolores. O interior, igualmente de inspiração retro, ganha elementos modernos tais como a instrumentação digital e um ecrã central, ambos com 12,3 polegadas, acompanhados de três mostradores analógicos no topo do tablier (para a pressão do turbo, velocidade do turbo e voltagem). À escolha estão disponíveis três ambientes interiores: Graphite, Red e Blue. Existe uma versão limitada a 240 unidade Z Proto Spec que estará disponível com pinças de travão amarelas, jantes em tons de bronze e bancos com apontamentos e pespontos em amarelo.

Deixe um comentário

*