Jaguar E-Type da Eneos traz motor do Toyota Supra A80

Jaguar E-Type da Eneos

“Frankenstein” mostrado no SEMA conta ainda com subchassis da BMW, travões de um Corvette e carroçaria alargada.

A Jaguar está a assinalar 75 anos de modelos desportivos e o fabricante japonês de óleo de motor e de travões Eneos decidiu levar ao SEMA uma reconversão do histórico E-Type com um “novo” motor. Trata-se do 3.0 2JZ-GTE, que estreou no Toyota Supra A80 há 30 anos – em substituição do 4.2 original. O resultado são 750 cv de potência – o que eleva o Jag a níveis de um hipercarro. Este E-Type especial foi construído pelo piloto profissional de drift Faruk Kugay e pela DevSpeed Motorsports. Para o efeito, motor de seis cilindros recebeu pistões e bielas mais resistentes, injetores maiores e um novo sistema de combustível. A cereja no topo do bolo é o turbo BorgWarner EFR 8474 e o intercooler de competição Vibrant Performance. Para aguentar com este aumento de potência, os britânicos da Charlies Customs colocaram um subchassis, suspensão e diferencial de um BMW Série 5 E60, acompanhado de uma caixa manual de cinco velocidades de um M3 E36. Os travões da frente são de um Chevroler Corvette de 2003 e os de trás de um BMW 535i de 2010. Pelo meio, há um volante OMP, cinto de segurança de competição e bancos especiais.

Como é facilmente visível nas imagens, a carroçaria foi alargada. A inspiração foram os carros de competição. Destaque para os arcos das rodas mais salientes em fibra de carbono impressos em 3D, para as jantes de 17 polegadas Rotiform de aspeto clássico e para os pneus Bridgestone RE-71 RS, adaptados tanto para estrada como para pista.

Noutros anos, a Eneos já tinha levado ao SEMA um BMW Série 3 com motor do S2000 e no ano passado foi a vez de um Porsche 911 GT3 com um bloco de quatro cilindros boxer da Subaru. Na edição deste ano, a Eneos traz ainda ao certame um Nissan 350Z com dois motores turbo da Honda e uma pick-up Land Cruiser “neo-vintage”.

Deixe um comentário

*