Numa tomada rápida, o novo modelo elétrico consegue carregar o equivalente a 161 km de autonomia em cinco minutos.
Realizou-se o Polestar Day na Califórnia, nos EUA, e a principal novidade foi a apresentação ao vivo da versão de produção do Polestar 5. Este modelo elétrico, que vem sendo anunciado há cerca de dois anos, será lançado oficialmente apenas em 2025. E, tal como se previa, é uma berlina elegante que segue a mesma linha estética a que a marca da Geely nos tem habituado noutras propostas, embora com personalidade própria. Destaque para a aposta num conjunto de faróis repartidos similares aos do Polestar 4, embora no caso do 5 não haja uma grelha tradicional e existam linhas mais vincadas sobretudo na dianteira. A linha de tejadilho é fluente e prolonga-se até ao deck no qual não existe óculo traseiro, tal como sucede no 4. Atrás, realce para a barra luminosa em LED que é encaixada no para-choques em preto. Resta saber como será o interior.
A Polestar aproveitou ainda revelar que está a desenvolver baterias XFC (extreme fast charging – desenvolvidas em conjunto com a StoreDot) que permitem carregamentos rápidos. Segundo o fabricante será possível encher o equivalente a 161 km de alcance em cinco minutos de “encosto”, sem que haja degradação da bateria. Esta nova bateria será testada num protótipo do 5, embora ainda não seja referido se esta tecnologia chegará ao mercado logo com a introdução do modelo de produção.
O que se sabe é que o novo Polestar 5, um potencial concorrente do Porsche Taycan, debitará 886 cv e 900 Nm dos dois motores (um por eixo), utilizando uma arquitetura de 800V. Só o motor mais potente, o colocado no eixo traseiro, debita 612 cv.
O 5 será o primeiro modelo a utilizar uma nova plataforma, ao qual se seguirá o Polestar 6 com lançamento previsto para 2026. Ambos serão produzidos na China.