HiPhi A é o novo rival do Tesla Model S Plaid

HiPhi A

Vinda da China, esta nova superberlina elétrica de quatro portas de 1305 cv chegará em 2025.

A Human Horizons deu-se a conhecer de forma mais concreta há poucos meses sobretudo através do liftback HiPhi Z. Agora, os chineses subiram a parada com a berlina HiPhi A, que será apresentado ao público esta semana no Salão de Guangzou.

Este concorrente do Tesla Model S Plaid e do Porsche Taycan vem munido de três motores elétricos, um no eixo dianteiro e um em cada uma das rodas traseiras. O resultado são 1305 cv, quase o dobro da potência face ao Z (com dois motores a debitarem 670 cv) no qual é baseado. As prestações são também reveladoras, com a promessa de 0-100 km/h em cerca de 2 segundos (enquanto o Z anuncia a mesma tarefa em 3,8 segundos) e de uma velocidade máxima de 300 km/h. O fabricante ainda não desvendou detalhes acerca da bateria, apenas que possui uma unidade desenvolvida internamente capaz de descarregar 1,5 MW de energia no seu pico. Já o motor é descrito como sendo “leve, compacto, muito silencioso e passível de ser atualizado”.

Este novo modelo elétrico de quatro portas e com espaço para quatro ocupantes foi desenvolvido em colaboração com a WESAIL New Energy Automotive. O A vem equipado com quatro rodas direcionais, amortecimento adaptativo, vectorização de binário e promete uma performance em curva e de travagem 15 e 10% melhor, respetivamente, em comparação com o Z. A distribuição de pesos será de 50:50. Na carroçaria destaca-se a asa traseira de grandes dimensões, jantes e pneus mais largos, pintura mate e vários elementos em fibra de carbono. Por dentro, o fabricante chinês promete um foco no condutor, com uma panóplia de tecnologia.

Para já, ainda não foram revelados os preços, nem há informações se este modelo virá para a Europa – território onde a HiPhi já vende o Z e o SUV X.

Deixe um comentário

*