Novo Dacia Duster recebe versão híbrida

Dacia Duster

De fora na nova geração do SUV ficaram as opções Diesel.

A Dacia estreou a terceira encarnação do Duster, que estará à venda a partir da primavera do próximo ano. O SUV traz um visual mais “aventureiro”, com proteções adicionais na carroçaria, adotando faróis que formam a letra Y, além de puxadores das portas traseiras integrados nos pilares C. No fundo, há uma aproximação conceito do Bigster concept de 2021, que em breve dará origem a um SUV sete lugares. Com 4343 mm de comprimento, o novo Duster mantem praticamente as dimensões do antecessor, embora utilize uma nova plataforma – a mais sofisticada CMF-B. Graças a ela foi possível aumentar a capacidade da mala em 6%, para 472 litros (mais 27 litros do que antes). Além disso, os ocupantes da segunda fila beneficiam de mais espaço para as pernas. Existe ainda, em opção, em caixa de transporte no tejadilho, capaz de suportar até 80 kg.

O interior mantem-se simples, mas recebe um painel de instrumentos digital de 7 polegadas e um ecrã tátil de 10,1” inclinado para o condutor. Junta a isso quatro tomadas USB, um sistema de carregamento por indução do smartphone, um sistema de som com seis altifalantes e compatibilidade wireless Android Auto e Apple Carplay. Existem ainda comandos físicos para a climatização e o volante permanece com vários botões. Entre os dois ecrãs há um suporte para o smartphone. Atrás, realce para o Sleep Pack, opcional, uma tenda dupla desdobrável, que surge acompanhada de uma mesa e de uma zona de arrumação – uma solução ideal para campismo que demora menos de dois minutos a montar, segundo a marca.

Na nova gama não há opção Diesel. Em vez disso, o catálogo abre com a versão a “mild hybrid” de 48V a gasolina 1.2 TCe turbo de 130 cv, sempre acompanhada de uma caixa manual de seis velocidades, e que pode ter tração às duas ou quatro rodas. A Dacia diz que esta versão permite uma redução dos consumos na ordem dos 10% face à variante puramente a gasolina, além de um aumento nas prestações. Junta-se a opção bi-fuel ECO-G 100, com depósitos de 50 litros de gasolina e GPL, que possibilita uma autonomia teórica até 1300 km. A capacidade da bagageira desta versão é a mesma das restantes opções. A nível de emissões de CO2, a versão bi-fuel permite uma redução até 10%. A principal novidade é, no entanto, a introdução de uma variante “full-hybrid”, similar à do Jogger. Esta combina um motor 1.6 naturalmente aspirado e dois motores elétricos (um com 49 cv e outro com a função de motor de arranque/gerador), com uma bateria de 1,2 kWh e caixa automática. O topo de gama tem 140 cv, função de travagem regenerativa e um modo elétrico. Segundo a marca romena, neste caso, os consumos podem ser reduzidos até 20% em média e até 40% em cidade. A Dacia estima que 80% da utilização em cidade será em modo elétrico.

Na versão 4×4, o novo Duster oferece mais 8 mm de altura ao solo, para um total de 217 mm. A juntar a isso, o SUV beneficia de um ângulo de ataque de 31 graus e de um ângulo de saída de 36 graus. Para percursos de todo o terreno dispõe de uma ajuda automática em descidas que opera até 30 km/h e que pode ser ativado até em marcha-atrás. Ao todo existem cinco modos de condução: Auto, Snow, Mud/Sand, Off-Road e Eco.

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