Crossover elétrico, que funcionará como sucessor do T-Cross, tem chegada prevista para 2026.
A Volkswagen vai lançar o seu novo elétrico de acesso em 2025, o utilitário ID.2 Urban. Este modelo, uma espécie de sucessor elétrico do Polo e potencial concorrente do Renault 5 EV, já tinha sido antecipado pelo concept ID.2all. Já para 2026 está previsto o ID.2 X, uma variante crossover – que funcionará como um sucessor do T-Cross – e cuja primeira imagem teaser foi agora dada a conhecer. O primeiro “sketch” mostra uma linha de tejadilho, uma frente curta, jantes de cinco raios e luzes diurnas similares às do ID.3, embora com uma roupagem mais SUV. Este modelo de cinco lugares terá uma bagageira com pelo menos 440 litros de capacidade. Estima-se ainda que inclua faróis full LED IQ.Light, um painel de instrumentos digital, um ecrã de grandes dimensões para o sistema de infotainment, com opção de teto panorâmico e atualizações de software “over the air”. Ambos os novos elétricos da VW serão construídos em Espanha juntamente com “irmãos” da Skoda e da Cupra.
Thomas Schaffer, o CEO da VW, quer baixar o preço base abaixo da barreira dos 20 mil euros, contudo, o preço desta dupla arrancará em redor dos 25 mil euros, segundo antecipa da marca de Wolfsburg. Ao que tudo indica, nesta fase, a VW ainda está à procura de um parceiro para poder conseguir baixar os custos de desenvolvimento. Para manter o preço acessível, a VW utilizará a plataforma MQB-Light, com um motor dianteiro e eixo de torção na traseira. O comprimento variará entre 4,10 e 4,20 metros. Apesar disso, as baterias continuam a ser o elemento mais dispendioso num carro elétrico, sobretudo devido à utilização de materiais raros na sua composição. Para o ID.2, a VW deverá recorrer a uma bateria com cerca de 45 kWh de capacidade que será construída em Valência (Espanha) a partir de 2026. A versão base do ID.2 terá um motor com cerca de 150 cv e uma autonomia máxima até 420 km (WLTP). Na gama existirão ainda versões com 230 cv e no topo uma variante GTI.
Recorde-se que a VW estima que os elétricos representem cerca de 70% das suas vendas na Europa em 2030.