Morreu Gil de Ferran, recordista de velocidade em pista

Gil de Ferran

Antigo piloto brasileiro tinha no currículo dois títulos de IndyCar e a vitória na edição de 2003 das 500 Milhas de Indianapolis.

Morreu o antigo piloto Gil de Ferran aos 56 anos. O brasileiro sofreu uma paragem cardíaca durante uma corrida privada na Florida, nos EUA. De Ferran trabalhou recentemente como consultor da McLaren F1, tendo antes disso desempenhado as funções de diretor desportivo – contribuindo para o terceiro lugar no campeonato de construtores em 2020. Nascido em França, mas com nacionalidade brasileira, de Ferran venceu o título de Fórmula 3 britânica em 1992, antes de se mudar para os EUA para disputar o CART. Após ter vencido a última corrida na sua época de estreia nesta competição, passou a ser presença habitual no pódio – tendo mesmo sido campeão em 2000 e 2001. Foi precisamente em 2000, que de Ferran estabeleceu o recorde mundial de velocidade em pista, que permanece ainda hoje, atingindo uma média de 388.540 km/h na qualificação em Fontana Speedway, em circuito fechado.

De Ferran sofreu um acidente grave no IndyCar em 2003, no qual partiu a coluna. Apesar disso, 62 dias depois venceu as 500 Milhas de Indianapolis. Nesse ano, no entanto, não conseguiu ser campeão, mesmo tendo ganho a última corrida da temporada – altura em que resolveu retirar-se do mundo das corridas. O tempo na reforma foi curto, tendo trabalhado ao serviço da BAR-Honda na F1. Rapidamente, de Ferran assumiu os comandos de um carro na American Le Mans Series, tendo ganho algumas provas com um LMP2 numa equipa em nome próprio.

Deixe um comentário

*