Chery cria carro mais aerodinâmico do mundo

Chery Conceptcar

Para já ainda em forma de protótipo o modelo chinês foi criado com a ajuda de Inteligência Artificial.

O coeficiente aerodinâmico sempre desempenhou um papel relevante no desenvolvimento de novos automóveis. Com os carros elétricos, esse aspeto revela-se ainda mais fulcral, uma vez que tem repercussões ao nível da autonomia. Agora a Chery apresentou um protótipo que se assume como o carro mais aerodinâmico do planeta, com um valor de 0,168 – superando a Mercedes-Benz, com Vision EQXX cujo coeficiente é de 0,17.

Este concept car pretende abrir caminho para futuros modelos elétricos de produção do fabricante chinês. A chave para alcançar este resultado, o fabricante recorreu a Inteligência Artificial. A inspiração da marca veio do desenho biónico de um atum, um dos peixes com uma estrutura especialmente chamativa em que as barbatanas dorsais desempenham um papel fundamental na obtenção de maior velocidade quando se deslocam. A forma especial como a barbatana dorsal se desdobra foi uma técnica aproveitada pela Chery para controlar a penetração do ar. Com efeito, a marca chinesa efetuou mais de 2 mil otimizações diferentes graças a simulações baseadas em parâmetros específicos fornecidos pela Inteligência Artificial, atacando os pontos-chave onde a resistência do ar é maior. Desta forma, o concept foi capaz de superar as melhores previsões do túnel de vento.

Prova do trabalho efetuado é a linha curva do tejadilho, com uma descida mais pronunciada na traseira. O ar é dividido à frente, tanto acima como abaixo da carroçaria, totalmente revestida para evitar turbulências. Além disso, não existem puxadores nas portas, que se abrem automaticamente através de um sensor de impressões digitais e até as jantes de liga leve são um disco totalmente fechado.

Deixe um comentário

*