Protótipo abre caminho para Honda elétrico a lançar em 2026

Honda Saloon EV Concept

Saloon EV apresentado no CES representa uma nova geração de modelos focados no espaço a bordo, eficiência e prazer de condução.

A Honda aproveitou a sua presença na edição deste ano do CES para trazer dois protótipos elétricos, em jeito de antecipação de uma nova linguagem de design e filosofia de engenharia. O primeiro desses concepts chama-se Saloon e é uma berlina com uma frente em forma de cunha e traseira estilo fastback com assinatura retangular em ambas as extremidades. Na dianteira, sobressai um contorno em LED em redor de um H de inspiração retro, a utilizar exclusivamente em propostas “zero emissões” da marca nipónica. Atrás, os farolins retangulares servem de contorno ao “lettering” Honda.

Por sua vez, o interior é minimalista com um único ecrã a concentrar as funções e um volante yoke com sistema “steer-by-wire”. As bacquets são assumidamente desportivas e contam nas costas com dois ecrãs. Finalmente, os materiais utilizados, quer do interior, quer do exterior, são de origem sustentável. A Honda afirma que este protótipo, que abre caminho para um novo topo de gama, está 90% pronto para ser produzido e que tornar-se-á uma realidade em 2026. Será lançado inicialmente nos EUA, mas está previsto que chegue à Europa pouco depois. Segundo os responsáveis da Honda, este protótipo mostra mais espaço a bordo e uma bateria mais eficiente e com uma densidade energética 15% superior.

A outra novidade é o protótipo de uma minivan Space-Hub (últimas três fotos), focada no espaço a bordo e na boa visibilidade. Ao que tudo indica, aponta para uma sucessora da Odyssey.

Ambos os protótipos são a primeira amostra da linguagem de design “0 Series”, com linhas angulares e que pretende acompanhar de novos elementos de engenharia a adotar numa família de carros elétricos, de onde farão parte sistemas mais avançados de segurança e inteligência artificial, incluindo um sistema de condução autónoma de nível 3 (atualmente ainda em fase de desenvolvimento).

Deixe um comentário

*