Mazda reforça investimento no motor rotativo

Mazda Iconic SP

Novo rumo reforça a ideia de um possível desportivo elétrico com motor Wankel.

O motor rotativo é uma das referências da Mazda e, como tal, a marca nipónica resolveu regressar a esta tecnologia, embora com a função de extensor de autonomia no elétrico MX-30. Mas, ao que parece, esta foi apenas a ponta do iceberg, uma vez que a Mazda criou um novo departamento para acelerar a pesquisa e desenvolvimento de novos motores rotativos.

Embora não se saiba concretamente quais as caraterísticas destes novos Wankel o futuro parece apontar para que possam ser integrados num novo desportivo elétrico – cujo protótipo Iconic SP (na imagem), um coupé elétrico com uma distribuição de pesos 50:50, foi um primeiro avanço. Integrada no departamento de desenvolvimento de motores, a nova divisão RE (Rotary Engine) é composta por 36 técnicos cuja missão será desenvolver motores rotativos que serão utilizados como geradores em modelos 100% elétricos.

Apesar de isso não soar muito a um digno sucessor de modelos com o RX-7 ou o RX-8, tudo parece apontar para um modelo mais dinâmico comparativamente com o MX-30 R-EV (que utiliza um compacto Wankel de 0.8 litros para carregar o pack de baterias para um alcance adicional de 85 km – que, assim, permitem percorrer até 600 km). Aliás, o responsável de desenvolvimento de tecnologia da Mazda, Ichiro Hirose, diz que esta tecnologia pode ajudar a criar “carros atrativos que possam excitar os clientes”.

Para já, ainda não há previsão que o Iconic SP (com 370 cv, além de equipado com um sistema dotado de dois motores rotativos e que pode operar a hidrogénio ou outros combustíveis neutros em carbono) passe à produção.

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