Ford promove mudanças no Puma

Ford Puma ST Powershift

Crossover recebe ecrã maior e mais tecnologia. A variante de topo ST abandona motor 1.5 e a caixa manual.

A Ford renovou a gama Puma. No exterior as mudanças são residuais, incidindo apenas na nova assinatura dos faróis e dos farolins. O foco foi sobretudo no interior, onde o crossover recebeu um novo painel de instrumentos com efeito flutuante de 12,8 polegadas – o antigo tinha 12,3” – e um novo ecrã do sistema de infotainment Sync 4 com 12” – em substituição do de 8” – a prometer um funcionamento com o dobro da velocidade. Este sistema compatível com Android Auto e Apple Carplay wireless tem incorporado o assistente Alexa. O ecrã tátil dispõe de uma zona específica destinada a regular a climatização – que assim deixa de ter comandos físicos.

O Puma continua a contar com três motores, com 125, 155 e 170 cv, todos 1.0 de três cilindros turbo a gasolina, associados a um sistema “mild hybrid”. O modelo base é o único que mantem caixa manual, sendo que os outros dispõem de uma caixa de dupla embraiagem de sete relações Powershift. A versão de topo ST (que deixa de estar disponível com opção de motor 1.5 de quatro cilindros com 200 cv) traz um aspeto diferente, com um para-choques distinto, logótipos específicos, um aileron próprio, assim de capas dos espelhos e a grelha em preto, bem como jantes de 19 polegadas em cinzento. Por dentro, há bancos específicos. A versão ST anuncia 0-100 km/h em 7,4 segundos e conta com alterações ao nível do chassis, acrescentando amortecedores distintos (da Hitachi), uma barra estabilizadora dianteira (com 24,2 mm) e traseira (com 28 mm), uma direção mais rápida (11,4 para 1 em vez de 15,1 para 1 que se encontra nos restantes Puma) e com maior diâmetro de viragem (com 11,2 metros em vez de 10,4).

A Ford aposta também num cruise control ativo com função de permanência na faixa de rodagem e capaz de adaptar automaticamente a velocidade de acordo com os limites de cada zona, um novo assistente de colisão em cruzamentos e travagem automática em marcha-atrás (tanto com a presença de um objeto fixo ou com a aproximação de outros veículos na perpendicular). A isso junta quatro câmaras exteriores que permitem ter uma visão periférica durante as manobras e faróis matrix.

A marca norte-americana confirmou que o próximo Puma elétrico, a revelar ainda este ano, chamar-se-á Gen-E.

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