Skoda mostra desenhos oficiais do novo Octavia

Skoda Octavia

Renovado modelo checo poder ser visto no formato “fastback” e carrinha antes da estreia.

A Skoda publicou alguns “sketches” em jeito de antecipação da revelação do facelift da gama Octavia, que acontecerá a 14 de fevereiro. Assim, nos desenhos oficiais agora mostrados (quer para o formato “fastback” como da carrinha) podem ser vistas pequenas alterações, nomeadamente novos faróis em LED com uma moldura preta e uma grelha ligeiramente reconfigurada. A isso, junta-se um para-choques com um novo formato, que inclui entradas de ar dispostas na vertical. A première da renovação da gama deverá incluir o mais “picante” Octavia RS (ver foto do carro em vermelho), que terá jantes específicas, além de apontamentos em vermelho na carroçaria e um kit estético mais agressivo.

O renovado Octavia seguirá as pisadas da recente atualização do VW Golf 8.5, por isso é de esperar que haja importantes mudanças no interior, sobretudo no que diz respeito à tecnologia – embora a marca checa tenha mantido sempre os comandos físicos para o ar condicionado e para outras funções-chave, ao contrário do que sucedeu com o seu “irmão”. Assim, além de um novo painel de instrumentos digital, o ecrã central tátil de 10 polegadas deverá ser substituído por um de 10,4” na versão base e com 12,9” nas versões mais equipadas. Este sistema deverá ser mais rápido e intuitivo em termos de funcionamento.

No que diz respeito aos motores, espera-se a continuidade do 1.0 de três cilindros turbo com 110 cv, sendo que as opções com caixa de dupla embraiagem DSG de sete relações devem beneficiar de tecnologia “mild hybrid”. Existirá ainda uma opção mais potente com um 1.5 de quatro cilindros turbo TSI com 150 cv. No topo ficarão os PHEV, de 204 e 245 cv, que têm por base um motor 1.5 TSI e com uma bateria que deverá evoluir de 10,6 para 19.7 kWh, tal como no Golf. Isso permitirá um aumento do alcance em modo elétrico para perto de 100 km. Na gama continuarão ainda as versões Diesel a partir do bloco 2.0 TDI de quatro cilindros turbo, com 115, 150 e 200 cv. O Octavia RS continuará também com versões a gasolina, Diesel e PHEV. Todos os motores a combustão estão equipados com a já referida caixa DSG ou manual de seis relações. No PHEV fica uma DSG de seis velocidades.

Deixe um comentário

*