Renovado Audi S3 terá 333 cv

Audi S3

Além do aumento de potência, o desportivo terá um novo sistema de vectorização de binário e uma transmissão melhorada.

A Audi revelou as primeiras fotos (ainda camuflado, é certo) do renovado S3 (que continuará disponível no formato de carroçaria Sportback e Limousine). Ao mesmo tempo, a marca alemã deu a conhecer alguns dados do desportivo que será mostrado nos próximos meses.

O facelift do S3 incluirá uma nova frente, com uma grelha atualizada e um logótipo reposicionado. A isso aliará um para-choques com desenho desportivo e uns faróis reconfigurados. Atrás, existirá um para-choques igualmente atualizado, com refletores angulares encaixados numa moldura que imita uma entrada de ar, além de novos farolins, um escape Akrapovic e um difusor mais agressivo.

O motor 2.0 de quatro cilindros turbo TFSI também foi alvo de alterações, chegando agora aos 333 cv e 420 Nm (agora disponível entre as 2100 e as 5500 rpm), mais 23 cv e 20 Nm face ao modelo anterior.  Estas mudanças possibilitarão efetuar acelerações de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos (menos 0,1 seg. do que antes) e uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. O bloco surge acoplado a uma caixa de dupla embraiagem S tronic de sete relações cuja capacidade de resposta foi melhorada (permitindo passagens mais rápidas em situações de aceleração mais intensa em metade do tempo e os regimes do motor são aumentados em carga parcial quando a transmissão se encontra na posição D – 1300 rpm, em vez de 1100rpm -, segundo o fabricante).

Nesta atualização do S3 destaca-se ainda o novo sistema de vectorização de binário Torque Splitter que possibilita uma distribuição de binário ativa e totalmente variável entre as rodas traseiras. À frente, a suspensão de tipo McPherson passa a contar com um novo rolamento de pivot que permite mais camber negativo (agora abaixo dos 1,5 graus) – do qual resulta uma melhor resposta da direção e maior aderência nas curvas. Outro ponto a assinalar é a utilização de triângulos sobrepostos mais rígidos, a otimização da direção, o novo modo de condução “dynamic plus” e os novos pneus de alta performance da Falken de medida 235/35 R19. Por fim, há também atualizações a assinalar ao nível dos travões (com discos dianteiros de 357 mm – 4 mm mais grossos do que antes e “mordidos” por pinças de dois êmbolos e com pastilhas maiores) e um novo controlo de estabilidade eletrónico.

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