Renovado Skoda Octavia RS é mais potente

Skoda Octavia RS Combi

Disponível no formato de cinco portas e carrinha, a nova gama do pequeno familiar checo traz ainda um ecrã central de 13 polegadas.

Com 191.900 unidades comercializadas em 2023, o Octavia é atualmente o “best-seller” da Skoda. Agora, a atual geração recebeu um facelift, que implica mudanças estilísticas, um ecrã maior e uma gama de motores atualizada. As primeiras entregas serão concretizadas no verão.

A gama Octavia, disponível no formato de cinco portas e carrinha, recebe novos faróis em LED matrix, com máximos adaptativos em opção em todas as versões menos no RS. Esta versão mais “picante” passa também a ter as luzes inferiores no para-choques. As mudanças na zona posterior cingem-se as farolins redesenhados. Há, no entanto, novas opções de jantes que vão de medida 16 a 19, e também novas cores exteriores Phoenix Orange e Mamba Green. Novo é igualmente o “lettering” com o nome do modelo e o logo RS passa a ser maior.

As alterações contemplam também o interior, com a inclusão de um novo ecrã do sistema de infotainment, agora com 13 polegadas. O modelo base dispõe de um painel de instrumentos digital com 10 polegadas e ar condicionado de duas zonas. Também é preciso assinalar alterações ao nível das decorações e revestimentos. Em opção há bancos dianteiros ventilados e com função de massagem.

No que diz respeito aos motores, existem apenas, para já, uma versão RS a gasolina, com um bloco 2.0 TSI de quatro cilindros de 265 cv (mais 20 cv do que antes) e 370 Nm, sempre associado a uma caixa de dupla embraiagem DSG. A restante gama a gasolina conta com um 1.5 TSI de quatro cilindros turbo com opção de 115 cv e 150 cv, que pode ter configuração normal (com opção de caixa manual de seis velocidades) ou “mild hybrid” de 48V (exclusivamente associada a uma caixa de dupla embraiagem DSG de sete relações). Para o próximo ano está prometida uma versão de tração integral a gasolina com motor 2.0 TSI de 204 cv DSG (mais 13 cv do que antes) e 320 Nm. A oferta Diesel continua com o 2.0 TDI com opção de 116 cv e 300 Nm e 150 cv e 360 Nm, o primeiro com caixa manual e o último apenas com caixa DSG.

A gama Octavia traz, para já, os níveis de equipamento Essence, Selection, Sportline e RS.

Deixe um comentário

*