Dacia atualiza Spring

Dacia Spring

Além de alterações estéticas, o citadino elétrico passa a dispor de um sistema de carregamento bidirecional.

O Dacia Spring, o carro elétrico mais barato à venda em Portugal, foi alvo de um conjunto de atualizações – cuja introdução no mercado está prevista para outubro. Já com 140 mil unidades comercializadas em solo europeu, o modelo feito na China recebeu a nova frente da restante gama, similar à do novo Duster, com luzes diurnas em LED e “piscas” na grelha. Atrás, realce para os farolins redesenhados, de formato mais afilado, em forma de Y, agora enquadrados num painel em preto mate. No fundo, há um aspeto geral mais moderno e robusto, em virtude também da utilização de proteções adicionais em plástico na carroçaria. O citadino tem 3701 mm de comprimento, 1767 mm de largura, 1519 mm de altura e 2423 mm entre eixos. Com 984 kg (mais 6 kg do que antes), o Spring continua a ser o único carro elétrico à venda na Europa que pesa menos de 1 tonelada. Neste facelift há duas novas cores exteriores: Safari Beige e Brick Red. As jantes podem ser de 15 ou 16 polegadas, dependendo do nível de equipamento.

No interior do modelo romeno há também algumas novidades a assinalar, nomeadamente os comandos da climatização e as saídas de ar redesenhados. A isso junta um novo volante com o novo logo DC e que agora permite regulação em altura. Há também um novo comando da caixa e logo por detrás um novo suporte para o smartphone. Segundo a marca, a qualidade dos materiais foi melhorada, assim como a conetividade. O painel de instrumentos digital tem 7 polegadas e o ecrã tátil 10,1” (similar ao do Duster), disponível na versão Extreme. A bagageira tem 308 litros (mais 6 do que antes), extensível a 1004 litros com o rebatimento da segunda fila, e há uma “frunk” com 35 litros de capacidade. Espalhados pelo habitáculo há vários espaços de arrumação que no total oferecem mais 33 litros de arrumação. Entre os sistema de auxílio à condução, foram acrescentados o medidor do nível de atenção do condutor, a travagem de emergência e o assistente de mudança de faixa, entre outros.

Entre os motores continua a haver a opção entre 45 e 65 cv. Este último permite acelerações de 0 a 100 km/h em menos de 14 segundos. A bateria com 26,8 kWh de capacidade possibilita um alcance máximo até 220 km, sendo que pode ser carregada de 20 a 80% em 45 minutos a 30 kW. Num carregador a 7 kW a tarefa de ir de 20 a 100% demora 11 horas. O modelo base carrega a um máximo de 11 kW e o mais potente a 30 kW, de série. O sistema de carregamento é bidirecional, o que significa que é possível utilizar o carro para dar energia a aparelhos elétricos.

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