VW poderá avançar com Scirocco elétrico

Render da Autocar do futuro VW Scirocco EV

Caso receba “luz verde”, o projeto do novo coupé poderá evoluir a partir da mesma base do Porsche Cayman EV.

A Volkswagen está a estudar a hipótese da introdução de um coupé compacto na sua gama – para já, apenas com estudos de design, engenharia e propostas de produção. Segundo a Autocar, este cenário abre a possibilidade de um regresso do Scirocco, cuja última geração, descontinuada em 2017, foi produzida em Portugal na fábrica da Autoeuropa. O fabricante alemão está ainda indeciso acerca de alguns pormenores, inclusivamente se utilizará a designação Scirocco, mas há para já a certeza, caso se venha concretizar, que este novo coupé será 100% elétrico. Sabe-se ainda que a estética será revivalista, recuperando detalhes do Scirocco original, lançado em 1974, desenhado por Giorgetto Giugiaro (na imagem um “render” digital publicado pela Autocar).

Uma das hipóteses para a concretização da quarta geração do Scirocco passa por recorrer a uma versão adaptada da plataforma PPE que será utilizada na quarta geração da dupla Porsche Boxster/Cayman, no futuro coupé Cupra Dark Rebel e na quarta geração do Audi TT. Esta plataforma está apta a receber várias distâncias entre eixos e vias com tamanhos distintos, além de poder acolher configurações com tração traseira ou integral (com um motor por eixo). Um aspeto importante na PPE é que, tal como a J1 (utilizada no Porsche Taycan), as saias laterais e a altura ao solo são reduzidas, o que favorece a silhueta típica de um desportivo. A nova base permite ainda encaixar a bateria no túnel central e por baixo do habitáculo, replicando um “layout” típico de um motor central ao estilo dos Boxster antigos. Ao contrário do novo Boxster elétrico e do Dark Rebel, que terão um interior de dois lugares, o novo Scirocco EV e o TT EV devem adotar uma maior distância entre eixos, permitindo uma configuração 2+2. A versão RWD do novo Scirocco terá cerca de 300 cv, sendo que no topo figurará um Scirocco R com mais de 400 cv, numa configuração AWD.

Este novo Scirocco, cujo lançamento está previsto para 2028, posicionar-se-á acima da próxima geração do ID.3 (que passará a chamar-se Golf). O novo coupé elétrico poderá vir a ser produzido em Osnabrück, na Alemanha, local onde foi feito o primeiro Scirocco e atual local de fabrico do Boxster.

Deixe um comentário

*