Apple Car foi cancelado

Render do carro da Apple da autoria da Autocar

Após uma década de desenvolvimento, caiu o projeto Titan, do suposto carro autónomo do gigante tecnológico. A decisão prende-se com a perspetiva de reduzidas margens de lucro.

A Apple anunciou o projeto Titan há mais de uma década, mas, segundo o Bloomberg, o gigante tecnológico desistiu de avançar com o carro elétrico, para se concentrar no desenvolvimento de inteligência artificial generativa. A decisão já terá sido comunicada este terça-feira a mais de 2 mil funcionários que estão envolvidos no Titan, sendo que alguns deles serão alocados ao desenvolvido de IA e outros serão sujeitos a “lay-off”. O motivo para o fim do projeto terá sido a previsão de uma escassa margem de lucro, comparativamente com os outros produtos da Apple.

O projeto Titan arrancou com o intuito de criar um carro totalmente autónomo (tipo shuttle), mas depois o foco mudou para o desenvolvimento de um rival da Tesla, com comandos mais próximos de um modelo convencional (na imagem um “render” digital da Autocar). Outro dos grandes entraves no Titan foi o facto de nunca ter tido uma plataforma formal, nem um parceiro que ajudasse na produção em larga escala – das últimas informações relacionadas com o projeto davam conta de uma possível parceria com a Hyundai ou com a Toyota, algo que nunca chegou a materializar-se. Nos últimos meses a Apple terá mesmo acelerado os testes de estrada, mas no início do ano já circulavam rumores que o projeto estava prestes a ser cancelado.

Segundo os últimos desenvolvimentos, o carro inicialmente previsto para 2026, já teria sido adiado para 2028, com um preço final abaixo dos 100 mil dólares (92 mil euros). Este “i-Car” teria um modo de condução autónomo apenas em autoestrada (de nível 2 – e não o nível 5 de condução totalmente autónoma, prometido inicialmente, devido a dificuldades no desenvolvimento da tecnologia).

A Apple recusou comentar o fim do projeto Titan.

Deixe um comentário

*