Alfa Romeo confirma Stelvio e Giulia elétricos para 2025/26

Alfa prepara-se para eletrificar Giulia e Stelvio

Berlina desportiva e SUV serão feitos com base na nova plataforma STLA Large e contarão com um sistema elétrico de 800V.

A próxima geração do Alfa Romeo Stelvio será elétrica e será lançada em 2025. No ano seguinte está confirmado também o novo Giulia elétrico, sendo que em 2027 a marca italiana fará uma transição para uma gama 100% elétrica.

A nova dupla de Stelvio/Giulia elétricos serão os primeiros modelos da base STLA Large a utilizar um sistema elétrico de 800V, o que deverá permitir utilizar o máximo das potencialidades da plataforma, o que tudo indica com versões Quadrifoglio. Segundo estimativas da Stellantis, esta base permite acelerações de 0 a 100 km/h em cerca de 2 segundos – quase metade do tempo do Stelvio Quadrifoglio e Giulia Quadrifoglio, cujo V6 cumpre a tarefa em 3,8 e 3,9 segundos, respetivamente. O novo Dodge Charger Daytona, o primeiro desportivo a utilizar esta plataforma (embora com sistema de 400V), chega aos 680 cv e anuncia 0-100 km/h em 3,3 segundos. Recorre também a uma bateria de 93,9 kWh úteis, possibilitando um alcance máximo até 510 km (no ciclo EPA). Este “muscle car” carrega até 183 kW, permitindo obter de 20 a 80% da carga em 27 minutos. Contudo, graças ao sistema de 800V, o duo da Alfa deverá melhorar substancialmente estes valores do modelo norte-americano. É mesmo possível os novos elétricos italianos possam aproximar-se dos valores anunciados para o renovado Porsche, que carrega até 320 kW. A alta voltagem permitirá utilizar menos cablagem, o que equivale a menos peso, de modo a conseguir obter capacidades dinâmicas equivalentes às dos seus antecessores térmicos. Os novos Giulia e Stelvio 100% elétricos contarão com barras estabilizadoras ativas e com um sistema de reconhecimento do piso imediatamente à frente. Estes serão também os primeiros carros da Stellantis a utilizar a nova arquitetura STLA Brain, que permite novas tecnologias de bordo. De acordo com o fabricante, este computador permitirá uma maior flexibilidade do caráter dinâmico, com a possibilidade de personalização recorrendo a inteligência artificial. Os carros terão ainda um sistema de atualizações de software “over the air”.

O CEO da Alfa Romeo, Jean-Phillipe Imparato, diz que cada carro continuará a ter um foco no condutor, mantendo-se nesse sentido mais conservador face a alguns dos rivais. Ambos permanecerão com um painel de instrumentos telescópico, embora este venha acompanhado de um ecrã central maior. O HUD ajudará a melhorar a assistência à condução, projetando um “carro fantasma” em frente, de modo a ajudar a fazer a trajetória ideal em curvas mais complicadas. A dupla de Stelvio e Giulia EV será construída em Cassino, juntamente com um ou mais modelos da Maserati feitos com base na mesma plataforma.

Deixe um comentário

*