VW ID.3 ganha variante desportiva GTX

VW ID.3 GTX

Opção de topo Performance tem 326 cv e anuncia 0-100 km/h em 5,6 segundos.

A Volkswagen anunciou a versão desportiva do ID.3, que recebeu a designação GTX. Esta espécie de GTI da era elétrica está disponível em duas variantes, ambas com um motor traseiro APP550. Este “hot hatch” elétrico tem uma versão simplesmente chamada GTX com 286 cv/210 kW (a mesma configuração do ID.4), capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6 segundos. Estas prestações superam a anterior opção de topo da gama, com 204 cv/150 kW, que cumpria a mesma tarefa em 7,3 segundos, e mesmo o novo Golf GTI de 266 cv que anuncia 6,2 segundos. O GTX traz no entanto uma versão ainda mais extrema chamada GTX Performance, que apesar de manter os 545 Nm de binário da opção base, anuncia 326 cv/240 kW, o que contribui para acelerações 0-100 km/h em 5,6 segundos. A velocidade máxima da versão base é limitada eletronicamente a 160 km/h e aos 200 km/h na versão GTX Performance. Ambos contam com uma caixa de relação única e uma bateria de 79 kWh de capacidade que permite um alcance máximo até 600 km e carregar até 175 kW – permitindo obter de 10 a 80% da carga em menos de meia-hora.

Este GTX recebe uma suspensão com uma afinação específica, sendo que o Performance inclui de série o amortecimento adaptativo DCC que promete melhorar o conforto e controlar melhor os movimentos da carroçaria. Visualmente, o GTX distingue-se pelo padrão em malha no para-choques dianteiro redesenhado, pelas capas dos espelhos e tejadilho em preto, a que se juntam umas jantes de 20 polegadas Skagen de cinco raios. Atrás, realce para o difusor traseiro em preto brilhante, farolins em LED (os faróis dianteiros LED Matrix são opcionais), além do lettering GTX.

Por dentro, realce para os pespontos em vermelho, letras GTX em cromado no volante e bordadas nos bancos desportivos (que têm opção ergoActive com encostos de cabeça integrados, ajustamento elétrico e apoio ajustável na coxa). O GTX recebe um ecrã tátil de 12,9 polegadas com menus redesenhados (já disponíveis no facelift do ID.3) e saídas de ventilação iluminadas. Realce para a app Wellness que permite controlar a iluminação, climatização e sistema de som para ajudar a acalmar o condutor, além do assiste por voz ChatGPT.

Deixe um comentário

*