Versão mais “espigada” da “Pão de Forma” elétrica é a primeira com dois motores e tração integral. Anuncia 0-100 km/h em 6,5 segundos.
A Volkswagen desvendou o ID.Buzz GTX, uma nova versão de topo da “Pão de Forma” elétrica que estará disponível a partir da segunda metade deste ano. Trata-se de uma variante mais desportiva, que traz pela primeira vez para a gama uma configuração de dois motores, um por eixo, o que lhe confere tração integral.
Este ID.Buzz GTX segue uma configuração semelhante à do recém-apresentado ID.7 GTX Tourer, ou seja um motor de 286 cv/250 kW no eixo traseiro e um motor com 109 cv/80 kW no eixo dianteiro. A potência combinada do conjunto são os mesmos 340 cv. A bateria utilizada é de 79 kWh de capacidade na versão com distância entre eixos convencional, de cinco lugares. Contudo, para a versão longa, com três filas de bancos, o monovolume recebe um pack de 86 kWh. Para já, não há dados acerca da autonomia, apenas que a bateria mais pequena carrega até 185 kW e a maior a 200 kW – o que significa que ambas permitem obter de 20 a 80% da carga em menos de meia-hora. Ambas as versões anunciam 0-100 km/h em 6,5 segundos. Por sua vez, a velocidade máxima é limitada a 160 km/h. Esta GTX aumenta também a capacidade de reboque: chegando aos 1600 kg na versão longa e 1800 kg na versão curta.
Visualmente, este ID.Buzz GTX distingue-se pelo novo para-choques inferior, similar ao do ID.3 GTX, além da grelha com padrão diamantado e capas dos espelhos em preto. De série, existem umas jantes Venlo de 19 polegadas (com opção de 21”, em preto ou com corte diamantado). Diferencia-se também pela nova cor vermelho cereja que pode ser combinada com prateado. Por dentro, realce para o forro do tejadilho em preto e decorações em preto, bancos em microfibra com pespontos em vermelho e volante com logo GTX com pespontos em vermelho. A versão curta recebe configurações de duas filas de bancos (cinco lugares) ou três filas de bancos (seis lugares). A versão longa é a única que pode ter sete lugares. Todos recebem um sistema de infotainment com ecrã tátil de 12,9 polegadas com ChatGPT, além de uma opção com ecrã panorâmico com vidro que escurece de forma inteligente.