Tesla poderá ter cancelado projeto do Model 2

Render do Tesla Model 2 - Autocar

Investimento que iria para o novo modelo de acesso à gama, que custaria a partir de 23 mil euros, vai para o projeto de robotaxis.

A Tesla cancelou o projeto do Model 2. Segundo a Reuters, o investimento e a plataforma do carro que custaria a partir de 23 mil euros nalguns mercados será canalizado para o projeto de desenvolvimento de robotaxis (carros autónomos), cuja produção será em volumes muito mais baixos. Esta notícia não avança com um motivo para a desistência do modelo de acesso da marca norte-americana, contudo, é possível que a concorrência agressiva vinda da China – capaz de avançar com modelos com preços muito competitivos – poderá ter sido um fator fulcral para desligar este projeto da ficha.

A notícia da aposta num modelo abaixo do Model 3 já tem algum tempo, mas a desaceleração geral das vendas de elétricos face ao estimado, que também tem afetado a Tesla, poderá ter sido outra das razões para a não concretização do projeto. Aliás, os resultados do primeiro trimestre da Tesla estão abaixo do que era esperado. Este Model 2 (na imagem, um teaser oficial publicado pela Tesla) seria um concorrente do Renault 5 EV, do VW ID2 e do MG 4 EV, entre outros. O projeto inicialmente conhecido por Redwood previa vender 700 milhões de exemplares. O processo de fabrico deste Model 2, referido como Unboxed, envolveria menos trabalho em cada uma áreas, evitando qualquer movimento ou desmontagem desnecessária do automóvel ou dos seus componentes durante o seu percurso na linha de produção. Por exemplo, os bancos seriam montados diretamente no conjunto de baterias debaixo do piso do carro, sendo toda a unidade depois levantada para a carroçaria que foi pintada em secções para evitar a necessidade de remoção e reinstalação das portas. Previa-se inicialmente que o Model 2 (na imagem, um render da Autocar) seria produzido na Alemanha.

Numa publicação no X, Elon Musk, o CEO da Tesla nega tudo o que é dito na referida notícia acerca do pequeno hatchback elétrico: “a Reuters está a morrer”.

Deixe um comentário

*