Citroën revela novo C3 a combustão

Citroën C3

Além da já conhecida variante elétrica, a quarta geração do utilitário contará com opções a gasolina e “mild hybrid”.

Meio ano depois de mostrar a variante elétrica e-C3, a Citroën revelou as versões a combustão do novo C3. Nesta quarta geração do utilitário será, assim, possível escolher entre um motor 1.2 de três cilindros turbo a gasolina com 102 cv, com caixa manual de cinco velocidades e tração dianteira, ou entre uma variante mais eficiente Hybrid 100 com base nesse mesmo motor, mas com apoio “mild hybrid” de 48V, com um motor elétrico de 28 cv (12 deles passíveis de serem utilizados em aceleração) integrado na caixa de dupla embraiagem de seis velocidades e uma bateria – num esquema similar ao que é utilizado no Jeep Avenger Hybrid. Segundo o fabricante, esta versão híbrida permite rolar em modo elétrico durante até 50% dos percursos em cidade, o que possibilitará uma redução das emissões e do consumo de combustível até perto de 10% comparativamente com a versão não-eletrificada.

Visualmente, o C3 a combustão distingue-se da variante elétrica apenas pela ausência do “e” no logo. O utilitário, que estará disponível em dois níveis de equipamento: You e Max. A versão base traz faróis em LED, suspensão conforto, um HUD (que compensa a ausência de um painel de instrumentos tradicional), sensores de estacionamento traseiros e um sistema de travagem ativa de segurança. Não há sistema de infotainment com ecrã tátil, mas em vez disso um suporte para o smartphone. O nível de topo acrescenta barras de tejadilho, proteções na carroçaria à frente e atrás, jantes de 17 polegadas, infotainment com ecrã tátil de 10,25” com navegação, bancos conforto, carregador do smartphone por indução, câmara de marcha-atrás, além de faróis e limpa para-brisas automáticos. Este modelo mede 4015 mm de comprimento, o que lhe permite mais espaço no interior face ao antecessor. Além disso, tem 197 mm de altura ao solo. Por sua vez, a bagageira cresceu 10 litros para uns mais generosos 310 litros. A Citroën aposta nuns bancos mais confortáveis, além da suspensão Advenced Comfort, com batentes hidráulicos, incluída de série. Este novo C3 europeu é baseado no modelo vendido na Índia e na América do Sul.

Disponível a partir do próximo verão, este C3 a combustão tem preços a partir de 14.990 euros no mercado francês – um posicionamento que lhe permitirá medir forças, entre outros, com o Dacia Sandero Stepway.

Deixe um comentário

*