Hyundai prepara Ioniq 6 N

Protótipo do Hyundai Ioniq 6 N

Segundo elétrico de alta performance da marca sul-coreana chegará no próximo ano para concorrer com o Porsche Taycan.

A Hyundai está na última fase do processo de desenvolvimento da versão mais “picante” do Ioniq 6, um concorrente do Porsche Taycan que chegará ao mercado no próximo ano. “Apanhado” em testes ainda camuflado nos arredores do centro técnico situado em Rüsselsheim, na Alemanha, o protótipo daquele que será o segundo elétrico de alta performance da marca sul-coreana seguirá os passos do recém-lançado crossover Ioniq 5 N, numa altura em que a Hyundai retirou do mercado europeu os desportivos a combustão i20 N e i30 N.

Este Ioniq 6 N já tinha sido antecipado pelo RN22e concept em 2022, o que faz supor que contará com algumas modificações estéticas face ao modelo que lhe serve de base. Em causa estarão arcos das rodas maiores, jantes sobredimensionadas, pinças de travão em vermelho, saias laterais mais pronunciadas, um spoiler traseiro maior e um para-choques traseiro mais agressivo. Este modelo feito a partir da plataforma E-GMP deverá utilizar um esquema de dois motores, um por eixo (logo, com tração integral), a debitar um total de 650 cv e 770 Nm – tal como o Ioniq 5 N -, apoiado por uma bateria de 84 kWh de capacidade. Dada a silhueta mais baixa do 6 N esperam-se melhores performances comparativamente com o 5 N, que anuncia 0-100 km/h em cerca de 3,5 segundos e uma velocidade máxima de 260 km/h.

Na calha estão ainda algumas mudanças ao nível do chassis, com travões maiores, uma suspensão mais baixa e com uma afinação mais firme, além de uma caixa de velocidades que simula as passagens da caixa de dupla embraiagem de oito velocidades utilizada nos Hyundai N a combustão. Poderá também receber o mesmo sistema que gera um som artificial que procura recuperar o espírito dos “hot hatches” a combustão, tentando corresponder o “ronco” com o aumento das rotações vindos do motor 2.0 de quatro cilindros turbo a gasolina.

Deixe um comentário

*