Rimac fornecerá baterias para novos BMW elétricos

BMW Vision Neue Klasse Concept

Curiosamente, o primeiro projeto de Mate Rimac, em 2008, foi a conversão de um BMW Série 3 E30 de 1984 num carro elétrico.

A Rimac anunciou que irá fornecer as baterias para a próxima geração de carros elétricos da BMW, feitos com base na plataforma Neue Klasse. Para já, ainda não se conhecem os valores do acordo nem o volume de baterias envolvidos ou sequer quais os tipos de baterias em causa, naquela que é descrita pelo próprio Mate Rimac nas suas redes sociais como sendo a sua “maior e mais ambiciosa” parceria até à data. Sabe-se apenas que, para a materialização deste projeto, a divisão de engenharia da marca croata, a Rimac Technology, equipará a sua fábrica com uma nova linha de produção “sofisticada e automatizada” e que uma “porção significativa” do Rimac Campus, situado nos arredores de Zagreb, dedicar-se-á ao desenvolvimento e produção dos referidos packs de baterias para a BMW. Aliás, segundo Mate Rimac, este passo “é um sinal de transição de da Rimac Technology de um fornecedor de alta performance de nicho para a produção em larga escala”.

Em jeito de curiosidade, o fundador e CEO da Rimac, Mate Rimac, começou a sua atividade em 2008 na sua garagem com um projeto de conversão de um BMW Série 3 E30 de 1984 num carro elétrico.

Atualmente, as baterias compradas pela BMW vêm de cinco fábricas de baterias a nível mundial, mas a marca alemã está a construir instalações na China, Hungria, México e EUA para o efeito. Além dessas, há uma nova fábrica a ser construída perto da sua sede, precisamente para os carros construídos em Munique, Dingolfing e Resenburg. A nova geração de baterias, que chegarão com os modelos de base Neue Klasse a partir de 2025 terão um formato prismático, prometendo um alcance 30% superior comparativamente com as antigas, com a vantagem de serem também mais leves e de permitirem carregamentos mais rápidos.

Com 15 anos de história na produção de carros elétricos, a Rimac está neste momento a desenvolver um híbrido de base V16 para um sucessor do Bugatti Chiron. Com este acordo com o emblema croata, a BMW pretende beneficiar da experiência da Rimac na produção de baterias, eixos elétricos e software.

Deixe um comentário

*