Apesar do aumento da potência, a preparação foca-se também em mudanças estéticas.
O Audi RS3 traz um reconhecido e premiado motor 2.5 de cinco cilindros turbo que a ABT aproveitou há dois anos para um “upgrade” rebatizado de RS3-R cuja potência subiu dos 400 cv de fábrica para 500 cv. Agora, o preparador alemão criou uma versão intermédia um pouco mais comedida com a designação RS3-S e “apenas” 460 cv – o mesmo valor do BMW M2 – que está disponível no formato hatchback e berlina.
Para alcançar esses números, a ABT acrescentou a unidade AEC, deixando intacta a ECU. Esta mudança permite efetuar acelerações de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, além de um aumento da velocidade máxima até 300 km/h, em opção. Adicionalmente, “on demand” é possível libertar mais 24 cv, permitindo a este RS3-S chegar aos 484 cv.
A acompanhar existe um escape em aço inoxidável com 95 mm de diâmetro e quatro ponteiras em preto mate. As molas foram rebaixadas em 30 mm e há novas jantes de 20 polegadas e pneus Goodyear Eagle F1 SuperSport de medida 20×9 à frente e 20×8.5 atrás. Por fim, existe um kit em fibra de carbono, que contempla um difusor e um spoiler traseiro no hatcback e um lábio dianteiro na berlina. Adicionalmente, há novas barras estabilizadoras. Já o interior traz várias novidades, incluindo uma aba para o interruptor start/stop, novos tapetes, novas patilhas no volante e apontamentos em fibra de carbono.
Os preços começam nos 17.900 euros na versão hatchback e 16.600 euros na berlina, ao qual deve ser acrescentar o valor do próprio carro e da montagem. O “upgrade” traz cinco anos de garantia.