VW Golf GTI mais potente de sempre já tem data de estreia

VW Golf GTI Clubsport 24N, Golf GTI Clubsport e MK1

Novo Clubsport terá a companhia de um Golf GTI de primeira geração preparado para competição e de um novo GTI de corridas.

A Volkswagen vai apresentar o renovado Golf GTI Clubsport a 1 de junho na edição deste ano das 24 Horas de Nürburgring. Este que será o Golf de tração dianteira mais potente de sempre terá alterações estéticas e tecnológicas, alinhadas com o mais recente facelift aplicado ao pequeno familiar. A marca alemã ainda não adiantou as caraterísticas técnicas desta atualização, mas será acima dos 300 cv pelo motor 2.0 TSI de quatro cilindros turbo (do Clubsport de 2020), surgindo acoplado a uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades e a um diferencial autoblocante eLSD. Recorde-se que a versão convencional do Golf GTI tem 265 cv. A VW vai dizendo que o renovado GTI Clubsport contará com um modo de condução Special, adaptado à condução no circuito de Nürburgring. Esperam-se alterações ao nível do chassis, com uma otimização do sistema opcional de chassis de controlo adaptativo DCC.

Esteticamente, este facelift contará com uma frente atualizada, com o símbolo da VW iluminado, além de faróis em LED renovados. A isso alia barbatanas maiores nas entradas de ar do para-choques dianteiro, um spoiler traseiro maior e um difusor mais proeminente que acarta com um escape Akrapovic com duas ponteiras. O “hot hatch” traz de série jantes Queenstown de 19 polegadas, embora possa em opção ter jantes forjadas Warmenau com mesma medida mas 8 kg mais leves. Por dentro, realce para o ecrã tátil maior do sistema de infotainment que integra Chat GPT, com novos botões físicos no volante revestido em couro e bacquets com encosto de cabeça integrado.

Além da estreia do facelift do Clubsport, a VW apresentará o Golf GTI Clubsport que correrá nas 24N com combustível E20 com bioetanol (produzido pela Shell), que promete reduzir as emissões de CO2. Este modelo de corridas contará com um pack aerodinâmico específico, com carroçaria alargada, um lábio saliente e uma asa traseira ao estilo dos TCR. Este modelo FWD contará igualmente uma versão mais potente do motor 2.0 TSI com 348 cv e 450 Nm. É limitado a 270 km/h e pesa 1170 kg. O carro será utilizado pela Max Kruse Racing com o número 50, em alusão ao meio século do Golf. A este, a VW juntará ainda um trio de Golf GTI de primeira geração que foram modificados para correr ao serviço da KWL Motorsport no “Inferno Verde”: são eles um Golf GTI 16S Oettinger de 1981, um Golf GTI Kamei de 1978 e um Golf GTI de 1980 (na imagem). Este último recebe um kit alargado da carroçaria e jantes douradas.

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