Giannini Spettacolo é um Abarth 595 mais potente e mais leve

Giannini Spettacolo

Esta preparação traz kit de carroçaria alargado, jantes em carbono e 250 cv.

Agora que os novos Abarth 595/695 estão quase prontos a ser produzidos, um projeto de um preparador italiano pretende dar uma nova perspetiva ao “pocket rocket”. Chama-se Giannini Spettacolo e traz consigo mudanças visuais e alterações mecânicas relevantes, tendo uma produção limitada a 200 unidades. O preço final é de 133 mil euros. A Giannini Automobili surgiu inicialmente em 1917, mas ganhou particular reconhecimento em meados da década de 1980 graças às suas preparações. Agora está de volta graças a uma joint-venture entre a Impero (sediada em Roma, detentora dos direitos do nome) e o Grupo Maestri (de Turim, responsável pelo design e produção deste Spettacolo – que será feito nas antigas instalações da Pininfarina, precisamente em Turim). Com 150 dias de desenvolvimento contabilizados, o Giannini Spettacolo tem por detrás do projeto Paolo Mancini, co-fundador da FV Frangivento Automobili.

Esteticamente, o Spettacolo distingue-se pelos painéis de carroçaria, que lhe conferem um aspeto mais agressivo comparativamente com qualquer Abarth. À frente, tem um nariz redesenhado, com uma nova grelha, entradas de ar maiores e um lábio saliente. O capot em alumínio conta com entradas de ar ao estilo de um F1 e cobertura para os faróis integradas. Visto de perfil, este modelo traz para-lamas alargados, saias mais pronunciadas, além de novas jantes de 18 polegadas em fibra de carbono. A isso junta portas que abrem para cima. Atrás, o destaque vai para as entradas de ar ao estilo do Renault 5 Turbo, complementadas por um spoiler saliente e por um para-choques específico que integra duas ponteiras de escape montadas no difusor. No configurador oficial é possível escolher entre uma miríade de decorações opcionais. Por dentro, a segunda fila de bancos foi substituída por duas bacquets em fibra de carbono.

O motor é um 1.4 T-Jet de quatro cilindros turbo com 250 cv e 360 Nm – valores acima de qualquer Abarth de produção. A potência é enviada para o eixo dianteiro por uma caixa automática (com opção de passagens manuais), embora haja opção de uma caixa manual tradicional. Este modelo pesa 985 kg, o que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em 5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 280 km/h.

Estes modelos têm uma produção artesanal, tendo uma lista de espera de cinco meses. A Giannini Autombili anunciou que participará com o Spettacolo no Time Attack Italia Championship.

Deixe um comentário

*