Disponível apenas com caixa DSG, a versão de referência tem 300 cv e anuncia 0-100 km/h em 5,6 segundos.
Posicionado acima do Volkswagen Golf GTI convencional eis o novo Clubsport. Trata-se da versão de tração dianteira mais rápida de sempre da gama Golf que anuncia 267 km/h de velocidade máxima, quando equipado com o novo pack opcional Race. O Clubsport tem 300 cv e 400 Nm debitados do motor 2.0 de quatro cilindros turbo EA888 evo4, mais 35 cv e 30 Nm que o GTI convencional. Estas caraterísticas permitem-lhe acelerar de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos (0,3 seg. mais rápido que o modelo base). Tal como sucede com o GTI normal, o Clubsport está disponível apenas associado a uma caixa de dupla embraiagem DSG de sete velocidades.
O Clubsport dispõe de novas molas, amortecedores e barras estabilizadoras, que possuem uma afinação mais firme. Em opção, está disponível o amortecimento adaptativo DCC. De série, o Clubsport tem jantes de 18 polegadas e travões maiores, embora haja a opção de jantes Queenstown de 19 polegadas (também disponíveis no GTI) ou de umas jantes forjadas com a mesma medida, 20% mais leves. Visualmente, o CS distingue-se pelo formato mais agressivo do para-choques dianteiro na cor da carroçaria, secções em forma de seta e um spoiler traseiro de duplo deck. Esta versão de referência recebe igualmente apontamentos em preto brilhante, plástico no difusor, um escape Akrapovic opcional que surge integrado no Race Package, além de decorações discretas na base das portas.
Por dentro, realce para os revestimentos em tecido ArtVelours e para o modo de condução Special calibrado para conduzir em Nürburgring, embora este precise dos amortecedores opcionais para que se possa tirar partido do mesmo. Tal como no GTI convencional, o CS recebe botões físicos no volante, um renovado sistema de infotainment com ecrã tátil central de 12,9 polegadas com comandos por voz com ChatGPT.