Renovado VW Golf traz GTI mais potente

VW Golf GTI

Pequeno familiar beneficia de alterações significativas no interior, híbridos com mais autonomia e ChatGPT.

A VW atualizou a oitava geração do Golf – a última a combustão, que será substituída no final da década por um Golf 100% elétrico. Para já, este renovado Golf traz atualizações tecnológicas, prometendo também melhores materiais, maior facilidade de utilização e algumas mudanças estéticas por dentro e por fora. A gama de motores também sofreu algumas alterações, sendo de destacar a inclusão de renovados motores a gasolina e Diesel – destacando-se um GTI mais potente e um híbrido plug-in com mais autonomia elétrica. Ficou por mostrar o renovado Golf R, algo que acontecerá ainda este ano.

Com lançamento previsto para abril, este facelift do Golf traz um símbolo iluminado e um novo para-choques dianteiro, com entradas de ar redesenhadas (que no caso do GTI incluem inserções favo de mel). Outra novidade são os faróis em LED mais angulares, com opção IQ Light HD matrix. As saias laterais também foram reconfiguradas, há também um novo spoiler proeminente no caso do GTI, novos para-choques traseiros e farolins em LED redesenhados. O Golf pode ser encomendado em 11 cores exteriores, incluindo quatro novas opções metalizadas e uma com tejadilho em preto no GTI, GTE e R-Line. O GTI pode ser encomendado com aplicações em fibra de carbono, pela primeira vez, e pela primeira vez desde a sexta geração há jantes com desenho “teledial”.

Por dentro, realce para o novo volante multifunções, com botões convencionais em substituição dos comandos capacitivos. A marca alemã apostou ainda em melhores materiais, num painel de instrumentos atualizado, com novas possibilidades de personalização. A principal novidade é, no entanto, a inclusão de um novo sistema de infotainment MIB4 (já conhecido do Tiguan, Passar, ID3 e ID7), com menus reconfigurados, maior velocidades de processamento e promessa de funcionamento mais intuitivo. Este pode ser projetado num ecrã tátil de 10,4 polegadas ou em opção num de 12,9”. O referido sistema introduz ainda um novo sistema de comandos por voz ChatGPT que pode ser utilizado para comandar o ar condicionado, o telemóvel, a navegação e o acesso à internet. Houve ainda cuidado em melhorar a ergonomia, por exemplo, utilizando comandos táteis para a regulação da temperatura e o volume do rádio por baixo do ecrã. Para auxiliar na condução, este renovado Golf inclui pela primeira vez em opção um sistema de visão 360, Park Assist Plus e Park Assist Pro (que possibilita estacionar o carro remotamente via smartphone).

A gama de motores conta exclusivamente com opção de quatro cilindros, todas para já com tração dianteira. Estas incluem o 1.5 turbo com 115 e 150 cv – com e sem auxílio “mild hybrid”. Há ainda uma versão retrabalhada do motor 2.0 turbo com 204 e 265 cv – este último no caso do GTI, que passa a ter mais 20 cv mas deixa de ter opção de caixa manual). Entre os Diesel haverá um 2.0 turbo com 115 e 150 cv. Já os PHEV trazem num motor 1.5 TSI (em vez de um 1.4) auxiliado por um motor elétrico para um débito total de 272 cv (mais 27 cv) no caso do GTE e com 204 cv no eHybrid. Ambos têm a potência gerida por uma caixa de dupla embraiagem eDSG de seis relações. Os dois híbridos plug-in beneficiam de uma nova bateria de 19,7 kWh (em vez de 10,6), podendo ser carregados a 11 kW num sistema AC e 50 kW para carregamentos DC. A autonomia elétrica ronda agora os 100 km. O 2.0 TDI e o 1.5 TSI de 115 cv continuam com opção de caixa manual de seis velocidades, sendo que todos os outros contam com caixa DSG de seis ou sete relações.

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