Lanzante faz Porsche 911 Turbo com motor de Fórmula 1

Lanzante TAG 911 V6

Com 920 kg e a anunciar 10.250 rpm, o modelo de competição fará a sua primeira aparição no Festival de Goodwood.

A Lanzante já tinha criado o TAG Turbo 911, mas agora a empresa que se notabilizou por ter criado uma versão de estrada do McLaren F1 GTR foi um pouco mais longe a colocar o Porsche com motor V6 ainda mais potente e mais leve. Apelidado de TAG Championship, este modelo limitado a um trio de unidades serve (cada uma delas, mais concretamente) para comemorar os três títulos consecutivos da McLaren na F1 na década de 1980 (mais concretamente 1984, 85 e 86). A apresentação oficial acontecerá no Festival de Goodwood no próximo mês.

O facto mais relevante é que este modelo feito com base num 911 Turbo 930 passará a contar com um motor de um Fórmula 1. Tal como sucedeu com o anterior TAG Turbo V6, neste trio o motor 1.5 biturbo de origem Cosworth foi sujeito a um conjunto de alterações substanciais, nomeadamente novos pistões, bielas e válvulas, incluindo também um sistema de arrefecimento melhorado e turbocompressores de titânio mais leves. Estas alterações permitiram chegar aos 625 cv (mais 115 cv do que antes), atingindo um máximo de 10.250 rpm (em vez de 9000 rpm). Este modelo de tração traseira traz acoplado a caixa manual de seis velocidades modificada de um 911 993, que foi reprogramada de modo a garantir que o carro chega aos 322 km/h de velocidade máxima. Outro aspeto relevante foi a poupança de peso, com a inclusão de um novo capot, portas, para-choques e para-lamas em fibra de carbono, além de um sistema de travagem em carbono com bacquets Recaro do mesmo material, prescindindo ao mesmo tempo de acessórios tais como os espelhos rebatíveis eletricamente. O resultado são 920 kg na balança, embora a Lanzante tenha incluído uma “roll-cage” e ar condicionado. Já o carro é pintado de vermelho e branco, de forma a remeter para o capacete do carro campeão de 1985 com Alain Prost. A isso junta umas jantes Dymag de 18 polegadas que imitam o desenho do MP4/2, “calçando” pneus Michelin Pilot Sport 4.

O preço ainda não foi revelado, mas recorde-se que o TAG Turbo começava nos 1,4 milhões de euros.

Deixe um comentário

*