Jaguar vai ficar um ano sem vender carros novos

Render do trio de novos elétricos da Jaguar - Autocar

Em dezembro, a marca britânica apresentará um protótipo elétrico e a partir do início de 2025 ficará um ano sem ter carros novos para comercializar.

Apesar da desaceleração da procura de carros elétricos, a Jaguar mantem-se firme no seu projeto de tornar a sua gama “zero emissões” a partir do próximo ano. Em dezembro deste ano, a marca britânica apresentará um protótipo que servirá de montra para o que se seguirá. E pela mesma altura retirará do mercado os últimos modelos que tem atualmente em catálogo e ficará durante cerca de um ano sem qualquer carro novo para vender. Isto acontecerá porque a próxima geração de modelos não tem qualquer relação com as propostas futuras, não só em termos visuais, como também técnicos e do respetivo posicionamento.

O protótipo “radical” que será apresentado no fim deste ano antecipa um GT de quatro portas que contará com dois motores a debitarem mais de 583 cv, autonomia para até 700 km, capacidade para efetuar carregamentos ultrarrápidos e um preço a arrancar nos 117 mil euros no Reino Unido. Este concept servirá de montra em termos de design para as propostas seguintes que incluem um SUV que irá concorrer com o Bentley  Bentayga e uma limusina ao estilo do Bentley Flying Spur – ambos previstos para 2028 (nas imagem surge este trio de propostas em “renders” digitais da Autocar). A Jaguar está confiante que este reposicionamento mais “upmarket” dos novos produtos será frutífera, com propostas mais caras mas com produção mais restrita (a um ritmo máximo de 50 mil unidades por ano).

Este verão, a Jaguar já deixou de produzir o XE, o XF e o F-Type em Castle Bromwich, sendo que o E-Pace e o I-Pace serão descontinuados no final do ano na fábrica da Magna Steyr. O F-Pace poderá ser um único a sobreviver em 2025, mas apenas nalguns mercados. Rawdon Glover, o diretor da Jaguar, disse à Autocar que não haverá carros novos para vender a partir do início do próximo ano. Com efeito, o GT elétrico já referido só chegará ao mercado em 2026, o que significa que não existirão modelos novos em catálogo durante cerca de um ano.

Deixe um comentário

*