Com o objetivo de pesar menos de uma tonelada, o “Carbon Piranha” é uma recriação que conta com o envolvimento de vários parceiros, incluindo a Cosworth.
O lendário Ford Sierra RS500 vai regressar sob a forma de um modelo em fibra de carbono. Este projeto tecnológico Vision 148 foi desenvolvido por várias empresas britânicas, incluindo a Cosworth, com o objetivo de baixar da barreira de uma tonelada de peso. Rebatizada com o nome de Carbon Piranha, a “super berlina” é feita com base no modelo com o chassis #148 dos 500 Sierra RS500 originalmente construídos.
Este modelo, que pretende recuperar o espírito do carro dos anos 1980, encontra-se numa fase ainda não muito avançada de desenvolvimento, e promete ser uma mistura de elementos retro com alguns elementos modernos. A ASM Auto Recycling (sediada em Oxford) foi responsável por desmantelar o carro, “scanar” cada painel e componente em 3D e criar uma recriação virtual que serviu de base para a construção da carroçaria em fibra de carbono desenhada pelo estúdio Yasid Design (em Londres). O carro será produzido pela Digital Manufacturing Centre (em Silverstone), fornecedor habitual de componentes leves para a indústria aeroespacial e automóveis, sobretudo de competição. Esta solução de construção permitirá reduzir o peso do conjunto de mais de 210 kg face ao original.
A Cosworth ficará responsável por reconstruir o motor 2.0 de quatro cilindros turbo que debitava originalmente 227 cv. Não se sabe se para este efeito haverá um aumento de potência. Aliás, ainda não há uma data para a conclusão deste projeto.